Janete Carvalho
A campanha do Outubro Rosa 2024, realizada em todo Brasil, tem como objetivo motivar a população e os profissionais de saúde para as ações de controle e o cuidado integral relativos ao câncer de mama e do colo do útero, com foco na prevenção e na detecção precoce da doença.

Em Macapá, o instituto do câncer Joel Magalhães (Ijoma), promove durante o mês de outubro o fortalecimento dessas ações, a campanha vem sendo considerada uma oportunidade para abordar a importância da saúde da mulher e a prevenção do câncer de forma mais ampla, como ressalta padre Paulo Roberto, diretor presidente do Ijoma.
“A gente precisa trabalhar de janeiro a janeiro conscientizando, orientando, levando essa mensagem de esperança, que o câncer vai ser sinônimo de esperança, quando a gente aprender a se cuidar, se amar, se valorizar, tirar um tempo para fazer seus exames por isso quedo dia primeiro até o dia 9 de novembro a gente vai falar de prevenção e solução, encerrando, abrindo já o novembro azul dirigido aos homens”, explicou.
A programação do Ijoma inclui o projeto “Quarta Rosa com Ciência”, todas as quartas-feiras terá palestras e orientações sobre a saúde da mulher, na sede do Ijoma.
No dia 11, tarde de Lazer ás 17h, na beira Rio, um piquenique especial para pacientes oncológicos, dia 19, Ação Social das 8h às 12h, também na sede do IJOMA, dia 26 Caminhada Rosa, com saída da frente do mercado central às 16h30,e chegada na Praça Jacy Barata
O encerramento das ações será no dia 31, com aulão de Zumba para todos os participantes, na sede do Ijoma, localizado na Avenida Doutor Silas Salgado, Bairro Santa Rita.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o biênio 2023-2025, são esperados 73.610 novos casos de câncer de mama por ano no Brasil. Na Região Norte, o número estimado de novos casos é de 1.560 por ano, sendo que no Amapá, o número esperado é de aproximadamente 70 novos casos anuais.
Comments