Marcelo Guido

O Cram é vinculado diretamente à Secretaria de Políticas para Mulheres
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) é um dos equipamentos criados por meio de políticas públicas para intermediar e auxiliar no enfrentamento e combate à violência contra as mulheres. Seu objetivo é ser um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, oferecendo apoio psicológico, social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos necessários para a superação da violência doméstica, física, financeira, psicológica, entre outras.
No Amapá, o Cram é vinculado diretamente à Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepm) e funciona há 16 anos. Essa estrutura faz parte de uma rede de atendimento que inclui outros mecanismos, como o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf Macapá), Camuf Santana e o Centro Ama-LBTI. Além da capital, essa rede atende municípios como Laranjal do Jari, Mazagão, Porto Grande e Oiapoque.
Patrícia Palheira, assistente social do Cram de Macapá, explica como o atendimento é realizado.
“Quando a mulher chega ao Cram, fazemos o acolhimento, que envolve uma escuta ativa para identificar sua demanda. Se ela se enquadrar no contexto de violência, nós a acolhemos e agendamos os demais atendimentos, como psicólogo, fisioterapeuta, enfermeira e advogado. Se não for o caso de violência, também não a deixamos sair sem uma resposta. Escutamos, orientamos e encaminhamos para a rede de serviços adequada”, contou.
A profissional também destacou que o atendimento é aberto a toda a população de forma gratuita.
“É um serviço público, qualquer mulher do Estado do Amapá pode nos procurar, seja por demanda espontânea, indo diretamente ao centro, que está funcionando provisoriamente na Secretaria das Mulheres, na rua São José, 1570, ou por encaminhamento da delegacia ou do juizado. Qualquer mulher pode acessar o serviço”, finalizou.
Entre os serviços oferecidos gratuitamente estão: assistência social, enfermagem, fisioterapia, atendimento jurídico e psicológico.
Para mais informações, entre em contato pelo número (96) 98403-5107.
Comments