Janete Carvalho
Em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas, comemorado todos os anos na terceira semana do mês de setembro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) de Macapá realizou, na manhã desta terça-feira (17), uma ação na orla do bairro Perpétuo Socorro. A atividade teve como objetivo retirar o lixo do rio e promover a conscientização sobre a preservação ambiental e a destinação correta de resíduos sólidos.
Nayara Araújo, coordenadora da equipe de educação ambiental do Ibama, ressaltou a importância da ação, que se estende até novembro.
“A gente quis trazer essa ação de educação ambiental para a orla do Perpétuo Socorro porque é uma região onde percebemos muito acúmulo de lixo, causado pelos próprios moradores. É uma área que fica muito poluída, e essa é a primeira ação que estamos realizando neste semestre, em conjunto com o projeto Rio Amazonas Limpo e Saudável. Mas é uma ação piloto, então pretendemos executá-la em outros trechos da orla que também precisam dessa atenção. No momento, está em fase de planejamento, e a ação que temos efetivamente programada é essa, além de uma outra que ocorrerá no mês de novembro", explicou.
A ação acontece desde 2019, unindo vários parceiros, como o projeto Rio Amazonas Limpo e Saudável, cuja coordenadora, Sandra Torrinha, relatou que a quantidade de lixo retirada do rio é impressionante.
“Em 2019, podemos dizer que tiramos 16 toneladas de lixo, porque tivemos o apoio de maquinário do setor público para realizar o serviço. Manualmente, é difícil remover toda essa quantidade, mas já conseguimos retirar até 6 toneladas com as próprias mãos aqui", contou.
A ação contou com o apoio do 6º Batalhão da Polícia Militar, que também é um dos colaboradores do projeto Rio Amazonas Limpo e Saudável; voluntários do projeto ‘Mãos que Ajudam’, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; do Instituto Mapinguari; além de instituições públicas de ensino superior e da Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público.
Comments