top of page
Buscar

Operação Semana Santa: Procon realiza pesquisa de preços dos ovos de Páscoa

  • svioalmd4
  • 25 de mar.
  • 2 min de leitura

Janete Carvalho


PROCON

A ação visa informar os consumidores sobre os preços praticados no mercado, destacando tanto a opção mais econômica quanto a mais cara
A ação visa informar os consumidores sobre os preços praticados no mercado, destacando tanto a opção mais econômica quanto a mais cara

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AP) iniciou nesta semana uma pesquisa de preços dos ovos de Páscoa em supermercados de Macapá e Santana.


A ação tem como objetivo alertar os consumidores quanto aos valores cobrados no mercado, apontando sempre a opção mais barata e a mais cara. Lana Silva, chefe de fiscalização do Procon, destacou que a ação vem se dividindo em etapas desde o dia 18 de março.


“A primeira etapa foi direcionada para aqueles estabelecimentos que revendem os descartáveis, aqueles materiais que são utilizados para a confecção dos ovos de Páscoa, visto que os produtos artesanais são uma opção para o consumidor, que estão sendo muito comercializados. Durante a primeira etapa, foram fiscalizados 20 estabelecimentos e somente um apresentou irregularidade. Foi feito o procedimento administrativo, e essa empresa tem 20 dias para responder ao Procon. Dando continuidade à ação, agora os fiscais de consumo estão vistoriando os supermercados, as importadoras, e todos os estabelecimentos que comercializam ovos de Páscoa”.

Além das fiscalizações, também está sendo feita a coleta de preços.


“Essa coleta de preços tem como objetivo direcionar o consumidor a ter um parâmetro de quanto estão sendo comercializados esses produtos no mercado e também incentivar esse consumidor a fazer essa pesquisa de preços. Hoje, a pesquisa é uma ferramenta muito importante que o consumidor tem em mãos para adquirir produtos de qualidade dentro do seu poder aquisitivo”.

Durante a primeira fase, um estabelecimento foi autuado após a constatação de venda de produtos fora do prazo de validade. A fiscalização segue até abril em Macapá e Santana e percorrerá diversos segmentos relacionados à Semana Santa, incluindo feiras que comercializam peixes muito consumidos nesta época.


A recomendação do Procon é que, caso o consumidor se sinta lesado, ele pode procurar o órgão, que realizará os procedimentos administrativos necessários. O Procon está localizado na Avenida Padre Júlio, 2915, bairro Santa Rita, nas unidades Superfácil da capital e nos municípios de Ferreira Gomes, Laranjal do Jari e Oiapoque.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page