Jamile Moreira

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) divulgou os dados sobre a atuação da Operação Lei Seca ao longo do ano passado. A Operação combate as infrações de trânsito por abuso de álcool e direção, além das outras previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Os números foram contabilizados no período de janeiro a dezembro de 2024. Conforme os dados, foram abordados 7.437 condutores, desse quantitativo, 7.199 pessoas realizaram o teste do etilômetro. Ao todo, foram lavrados 1.620 autos de infração de trânsito.
Das autuações relacionadas à alcoolemia, foram 108 pessoas multadas por dirigir sob influência de álcool, e 208 condutores pela recusa ao teste do etilômetro. Dos motoristas autuados por abuso de álcool e direção, 276 foram homens e 39 foram mulheres.
O maior número de infrações contabilizadas foi o que corresponde a dirigir veículo não licenciado, que teve 546 infrações.
Os dados mostram ainda que, 428 pessoas foram flagradas dirigindo veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 132 por dirigir veículo com a habilitação fora do prazo de validade. 36 veículos foram removidos pela autoridade de trânsito por diferentes irregularidades.
As fiscalizações foram realizadas nos 16 municípios do Amapá.
Comments