Marcelo Guido
Foram cumpridos 81 mandados de prisão no Amapá
Na manhã desta terça-feira (06), a Polícia Civil do Amapá, com o suporte da Polícia Federal (PF), iniciou a segunda fase da operação ‘Harpia’. Foram cumpridos 87 mandados de prisão, sendo 81 em municípios do Amapá e 6 em estados como Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará.
As ordens de prisão por sentenças condenatórias foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Amapá. A primeira fase da operação foi deflagrada entre os dias 22 de julho e 2 de agosto, através do levantamento de informações dos alvos.
O delegado-geral da Policia Civil do Amapá, César Vieira, destacou que a cooperação entre as forças foi algo fundamental para o sucesso da operação :
“Nessas, todas as fases aqui, houve essa integração com a Polícia Federal, a parceria aqui para o êxito dessa operação. Do dia 16 até o dia de hoje, o dia D, que é o encerramento da operação, onde está sendo contabilizado todos os mandados cumpridos, seja no Estado a mapar em cada município e também fora do Estado. Hoje nós concluímos, estamos concluindo a operação com um total de 87 mandados de prisão cumpridos. Sendo seis mandados nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Pará. Os demais mandados foram cumpridos aqui no estado. Então só no dia de hoje nós tivemos aí o cumprimento de 17 mandados de prisão. Mostrando aqui a força dessa cooperação, com paredes aqui também em relação ao agradecimento muito especial às equipes, tanto da Polícia Federal, quanto da Polícia Civil, que estiveram envolvidos nesse trabalho todo desde o dia 1º de junho, onde podemos agora contar com esses 87 mandados cumpridos, pessoas sendo levadas à justiça para responder por suas condutas ou pagarem pelas penas impostas em alguma eventual condenação”, contou o delegado.
O delegado Vitor Moraes, superintendente regional da policia federal no Amapá , destacou que as forças policiais estão unidas para combater o crime no estado.
“A Polícia Federal, juntamente com a Polícia Civil, estarão unidas nessa repressão dos crimes. A operação de hoje foi uma operação extremamente exitosa para o cumprimento de diversos mandados de prisão. Como o Dr. César colocou, só neste ano de 2024, as polícias em conjunto cumpriram mais de 80 mandados de prisão, expedidos pelo Judiciário, que estavam em aberto. Isso significa que mais de 80 criminosos, alguns de alta periculosidade que estavam andando pela sociedade, hoje não estão mais, justamente pela atuação conjunta entre Polícia Civil e Polícia Federal “, informou.
A Polícia Civil anunciou uma coletiva de imprensa para detalhar a operação e apresentar uma radiografia dos presos, mas adiantou que são pessoas que cometeram crimes diversos.
Muitos deles já estava residindo em outros estados. O nome da operação faz alusão a maior ave de rapina das américas, que tem como principal característica suas garras.
Commentaires