Operação combate pesca ilegal de caranguejo em Tartarugalzinho
- svioalmd4
- 1 de abr.
- 1 min de leitura
Marcelo Guido

A ação ocorreu por meio de uma parceria entre o órgão e o Governo do Estado, com o objetivo de coibir a prática ilegal de comercialização da espécie caranguejo-uçá no município de Tartarugalzinho. A espécie entrou no último ciclo do defeso, que ocorre de 29 de março a 3 de abril.
A operação foi coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e as equipes abordaram diversos veículos que transitavam entre os municípios de Tartarugalzinho, Calçoene e Amapá.
Durante as abordagens, técnicos da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Sema e policiais rodoviários apreenderam uma porção de caranguejo-uçá que estava sendo transportada para Macapá.
Em todo o estado, está proibida a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização da espécie, bem como de suas partes isoladas (quelas, pinças e garras) durante o período reprodutivo, conhecido como andada — época em que os caranguejos saem das tocas para a reprodução.
Além de ser uma medida fundamental para a preservação da espécie, o defeso contribui para a manutenção da biodiversidade, o equilíbrio dos ecossistemas de manguezais e a sustentabilidade econômica das comunidades costeiras.
O material apreendido foi doado para a Associação Pró-Idosos Oscar de Moura Cambraia, no município de Amapá.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments