Marcelo Guido
Oficina reuniu gestores da saúde dos 16 municípios do Amapá
A ampliação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) e as discussões sobre técnicas para a melhoria do atendimento público em saúde são os principais temas da oficina promovida pelo Governo do Estado para gestores da saúde dos 16 municípios.
O programa, que é uma política federal, busca ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde, tornando o acesso de pacientes a consultas e exames especializados menos burocrático.
Nair Mota, secretária de Estado da Saúde do Amapá, falou sobre a expectativa para essa ação.
“A expectativa é muito positiva, estamos aqui reunidos com os 16 municípios para discutir justamente a função ou objetivo do PMAE”, disse.
A gestora lembrou a importância desses encontros.
“A importância é muito grande. O PMAE vem justamente na intenção de oferecer mais especialidade ao nosso usuário do Sistema Único de Saúde, ampliar esse acesso do nosso usuário e, principalmente, reduzir o número dessa fila tão gigante do Brasil afora e dar uma panela diferente. Então, o período dessa espera nessa fila, a tendência é diminuir com esse programa”, completou Mota.
Walter Tavares, apoiador do programa junto ao Ministério da Saúde, foi um dos palestrantes e falou sobre a importância dessas discussões.
“A expectativa é a mais positiva possível, pois essa oficina visa fazer a integração bipartite entre estado e municípios com o nosso apoio quanto ao Ministério da Saúde, para implementar o Programa Mais Acesso a Especialistas, que é um programa que visa melhorar o financiamento, reduzir o tempo de espera para atendimento a especialidades e melhorar toda a questão da organização da saúde no estado e no Brasil como um todo”, disse.
A ação foi realizada na manhã desta quarta-feira, 13, no auditório da Secretaria Estadual de Mobilização.
Comments