Novo Centro de Radioterapia do Amapá oferece tratamento oncológico perto de casa e com acolhimento
- svioalmd4
- 5 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

A inauguração do Centro de Radioterapia do Amapá, realizada na sexta-feira (5), marca um avanço significativo no atendimento oncológico do estado. Com a nova estrutura, pacientes deixam de enfrentar longas viagens para outros estados, passando a contar com tratamentos realizados perto da família, em um ambiente seguro, tecnológico e acolhedor.

Durante a cerimônia de entrega, pacientes compartilharam relatos emocionantes sobre o alívio de poder realizar o tratamento próximo de casa, sem abrir mão da qualidade e da humanização no atendimento.
Robério Leite, acompanhante da esposa em tratamento fora do estado, ressaltou o quanto a nova estrutura representa para as famílias amapaenses.
“Não é só um centro de radioterapia é um centro de vida, com o esforço do governador Clécio, do senador e presidente do Senado Davi Alcolumbre, a partir de segunda-feira, muitos pacientes não terão mais que sair daqui do nosso estado para ir para um outro estado, tudo isso é um sofrimento, então esse sofrimento vai ser amenizado com esse centro aqui no nosso estado”.
Para Regiane Cardoso, que perdeu o marido para o câncer, o centro de Radioterapia simboliza dignidade e a chance de seguir lutando com mais força. A chegada do Centro vai salvar vidas.
“Para mim, é uma bênção, porque a gente saiu daqui, deixou filho, deixou família, tudo, para ir para outro estado em busca de tratamento, e como foi um tratamento tão longo e já tarde demais meu marido não conseguiu vencer. Mas eu consegui vencer, tive que viajar de novo daqui para fora, e agora eu estou no controle. Eu venci o câncer, e esse o hospital aqui é uma grande iniciativa desses governantes que eles olharam para os pacientes oncológicos”.
Conforme o físico médico Fernando Japissu, responsável pela equipe de profissionais, todos passaram por capacitações específicas, que incluem o uso dos softwares de acompanhamento do paciente, o planejamento preciso das doses de radiação e o treinamento prático no acelerador linear. Ele destacou que esse preparo garante segurança, precisão e um atendimento humanizado desde o primeiro procedimento.
“A equipe de médicos é uma equipe experiente, eu como físico médico, estou aqui responsável pelo serviço, também tenho mais de 15 anos de experiência em radioterapia, estamos de olho, ajudando todos. A equipe está completamente treinada, capacitada para atender os pacientes, podem ficar tranquilos vir para cá e vão ter um tratamento de excelência, um tratamento que vai ter aqui no Amapá não difere do acolhimento do tratamento que o paciente vai ter em São Paulo, no Pará em qualquer lugar do Brasil ou até do mundo”.

Os profissionais integram o Hospital de Amor, instituição de referência nacional em oncologia, contratada pelo Governo do Amapá exclusivamente para operacionalizar o serviço, enquanto a gestão do Centro continuará sendo feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários