Nova subestação eleva em 32% a capacidade de energia em Santana
- perolapedrosa7
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Edy Wilson

A inauguração da Subestação de Energia Forte Cumaú, realizada na quarta-feira (21), marca um novo avanço na infraestrutura elétrica de Santana. A obra, entregue pela CEA Equatorial, amplia em 32% a capacidade de distribuição de energia no município, beneficiando cerca de 108 mil moradores. O investimento de R$ 24 milhões integra o plano de modernização da rede elétrica em todo o Amapá.
O presidente da CEA Equatorial no Amapá, Augusto Dantas Borges, destacou que a nova subestação representa um reforço estrutural essencial para garantir segurança energética e acompanhar o crescimento urbano e econômico da região. Segundo ele, novos investimentos também estão previstos para a Ilha de Santana, com foco na ampliação e no fortalecimento do fornecimento de energia elétrica.

“Essa subestação permite atender cerca de 100 mil pessoas, algo em torno de 25 a 30 mil famílias. Isso representa um aumento de 32% na capacidade de distribuição de energia elétrica no município de Santana. A Ilha de Santana é atendida por um cabo subaquático que, na época do apagão, sofreu danos e precisou ser recuperado. Agora, já estamos com a instalação de um segundo porto na ilha e temos contratada a implantação de um novo alimentador subaquático, o que vai reforçar a qualidade do fornecimento de energia. Trata-se de uma área estratégica, que além de turística, passa a ter vocação industrial”, declarou.

Entre os moradores, a avaliação é de que a obra contribui diretamente para o desenvolvimento do município. A moradora Ana Baia dos Santos, residente no bairro Paraíso, ressaltou que o fortalecimento da infraestrutura energética acompanha o ritmo de crescimento de Santana e gera impactos positivos para a população.
“A instalação de uma subestação em Santana é muito importante, porque a cidade está em constante evolução e isso traz benefícios diretos aos moradores. Com esse investimento, novas empresas podem se instalar, empregos são gerados e a qualidade de vida da população tende a melhorar. No bairro Paraíso, por exemplo, já contamos com uma subestação de água que hoje supre a necessidade dos moradores. Agora, com essa subestação na área portuária e comercial, só temos a agradecer as parcerias entre a Cea Equatorial, o Governo do Estado, a Prefeitura de Santana e a comunidade”, afirmou.

Com a entrega da Subestação Forte Cumaú, a CEA Equatorial avança no processo de expansão e fortalecimento da rede elétrica no Amapá, ao combinar investimentos técnicos, maior segurança no fornecimento e estímulo ao desenvolvimento econômico e social.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários