Nova fase do Programa de Aposentadoria Incentivada inclui mais benefícios e categorias
- svioalmd4
- 20 de mai.
- 2 min de leitura
Marcelo Guido

O Governo do Amapá realizou, na manhã da última terça-feira, 20, uma reunião com representantes das entidades sindicais. O objetivo foi apresentar o Programa de Aposentadoria Incentivada 2025 (PAI 2).
O encontro, coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Setentrião e apresentou os principais pontos da nova edição do programa, esclareceu dúvidas e ouviu os representantes dos trabalhadores sobre a proposta.
Cinthya Mendes, secretária de Estado da Administração, esteve presente no encontro e destacou que o novo programa terá benefícios adicionais, mas também novos pré-requisitos.
“Bom, no ano passado a gente lançou o PAI e que a gente já teve uma economia de mais de 37 milhões. Então, esse ano a gente vai continuar com os mesmos requisitos e agora, né, com essas tratativas com os sindicatos e com as novas estruturações tabela, dar novos incentivos também para aquelas carreiras que foram reestruturadas e eles também serem contemplados. Além disso, a Polícia Civil vai entrar, que não estava também no ano passado, no Pai II. Então, assim, é um benefício para o auxílio de permanência, o auxílio de admissão e mais as licenças. Então, tudo que o servidor tem direito na ativa, quando ele for apresentado com esse Pai, ele vai ter também alguns benefícios. Lógico, tem alguns requisitos.”, contou.
Orion Yataco, representante sindical, falou sobre a expectativa em relação à discussão das propostas.
“Eu acredito que vai ser um avanço bastante promissor, pois ano passado só minha categoria é 60 pessoas aderiram ao país, como eu já havia dito, acho que esse ano são 360 pessoas que podem aderir, ainda mais que a gente teve o período de negociação com ele em abril, isso garantiu que. Muitos fossem, no final da carreira, já querer fazer parte do pai. Muitos estão me procurando, perguntando quando é que vai ser, já está próximo. E hoje eu vou trazer essas informações mais claras para eles”, disse.
Em 2024, na primeira versão do programa, aproximadamente 600 servidores estaduais aderiram ao plano de aposentadoria, o que gerou uma economia de R$ 34.741.401,73 aos cofres públicos. Essa economia possibilitou ao Governo do Estado importantes ações, como o chamamento de concursados, a reestruturação de carreiras do funcionalismo estadual e a melhoria na gestão da força de trabalho.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments