top of page

Nova estação de tratamento de água vai aumentar o serviço e beneficiar mais de 100 mil pessoas em Santana

Marcelo Guido


ETA

 A obra beneficiará 15 bairros do município, o que atenderá mais de 100 mil pessoas
 A obra beneficiará 15 bairros do município, o que atenderá mais de 100 mil pessoas

O investimento feito pela Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) foi de R$ 25 milhões. A obra beneficiará 15 bairros do município, o que atenderá mais de 100 mil pessoas. A meta da companhia é a universalização de 90% do perímetro urbano até o fim do ano.


Várias autoridades estiveram presentes na manhã da última terça-feira, 21, na entrega da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade de Santana, o segundo maior município do estado. Agora, a cidade conta com 8 floculadores, 4 decantadores e 2 filtros, além da instalação de 2 novas elevatórias de distribuição de água tratada, compostas cada uma por 3 bombas automatizadas, que abastecem o Sistema Central e o Sistema de Igarapé da Fortaleza.


Presente na cerimônia, o governador do Estado, Clécio Luís, falou sobre a importância dessa nova estação para o povo de Santana.


“E essa obra não só foi feita como foi feita, com os melhores padrões da engenharia, para servir água para a população de Santana. Antes, era uma que não funcionava direito. Agora são três que funcionam a plenos pulmões, e que têm aqui uma capacidade para servir água potável para sempre dentro da área urbana de Santana. Essa capacidade de, quem é capaz de levar a água a 100%, só consegue chegar a 50% aproximadamente, mas até o final do ano vai chegar a 90, 95%. E, se Deus quiser, no comecinho do ano que vem, a gente vai estar aqui de novo comemorando a universalização da água em Santana, que é um marco histórico, e hoje, por exemplo, eu lembro da grita com razão do povo do Ambrósio, que era a maior grita, era a causa da água. Hoje, o Ambrósio tem um sistema direto da ETA, que é a sensação de tratamento, direto lá para o Ambrósio”, comemorou.

O prefeito do município, Bala Rocha, falou sobre o grande presente que é para a população de Santana receber esta ETA.

“A Dona Maria acordava de madrugada e não tinha água para fazer o café, o lanche dos filhos, tudo para a escola. Não tinha água para lavar a roupa, o uniforme escolar das crianças. O Sr. Manoel saía do trabalho de madrugada e não podia tomar banho, porque não tinha água na torneira. O presente maior mesmo é para essa gente, sobretudo a gente da periferia, as famílias da periferia da cidade, porque quem mora no centro dá o seu jeito, faz um curso artesiano, mas quem mora na periferia, quem mora nas áreas alagadas, quem mora nas áreas de ressaca, não tem essa possibilidade de fazer nem um poço Amazonas. Nós estamos dando a volta por cima nessa questão da água, estamos fazendo a reviravolta, gerando esperança pro povo, porque quando começa a ter 15 bairros na sua plenitude, restam 11 bairros, mas os 11 bairros agora têm esperança no coração, têm esperança de que a água também vai chegar lá. Então, é essa a imagem que eu quero deixar aqui, a imagem da esperança, da fé, de que as coisas estão avançando”, completou.

Os moradores de 15 bairros de Santana são abastecidos pelo sistema da ETA Santana. São eles: Nova União, Nova Brasília, Central, Provedor 1, Provedor 2, Igarapé da Fortaleza, Monte das Oliveiras, Vila Amazonas, Daniel, Novo Horizonte, Remédios 1, Remédios 2, Hospitalidade, Comercial e Ambrósio. Os bairros Igarapé da Fortaleza e Ambrósio, que não tinham abastecimento de água, passaram a ser abastecidos todos os dias com a entrega da estação. A chegada do serviço a esta região representa um marco histórico e encerra o sofrimento de anos enfrentado pela população.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page