No Amapá, Clécio Luís prioriza a educação inclusiva em apoio aos autistas
- svioalmd4
- 3 de abr.
- 3 min de leitura
Texto: Edy Wilson Silva
Narração: Sávio Almeida

O Palácio do Setentrião foi iluminado na cor azul em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. Durante a solenidade, o governador Clécio Luís destacou que a visibilidade e o apoio às pessoas autistas e suas famílias são essenciais.
Ele ressaltou as ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo para garantir a inclusão e, neste contexto, a política de educação inclusiva.
"Estamos aqui no Palácio do Setentrião, que foi adornado com as luzes na cor azul, que é a cor da visibilidade e da conscientização do autismo. Hoje é Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. Hoje nós temos mais informação, mais informação nos traz mais conhecimento, mais conhecimento nos leva à conscientização, e com conscientização temos inclusão. Hoje de manhã, eu fui visitar o Centro de Referência Mundo Azul, que colocamos para funcionar em 17 de abril de 2023. O centro não atende apenas crianças autistas, mas também outras deficiências e necessidades educacionais. É um momento maravilhoso, emocionante, com muita participação, muita apresentação, muita conscientização. Teremos muita coisa boa para anunciar no decorrer dos dias".

A mãe atípica Alcione Pacheco, que tem um filho autista e mora em Santana, ressaltou os avanços na vida do filho desde a inauguração da Escola Mundo Azul no município.
"Melhorou bastante na vida do meu filho, tanto na escola dele quanto na nossa vida social. Meu filho é autista e tem dificuldade de se socializar com outras crianças, e esses eventos que o Mundo Azul propõe para a gente são muito importantes. Hoje em dia, ele já brinca com outras crianças. É a primeira vez que participamos com toda a família. Hoje veio o irmão dele também. A Cantata Natalina foi maravilhosa, e a participação do Governo do Estado é muito importante para nossas crianças e para o nosso município. Graças a Deus, porque é muito difícil encontrar um centro que acolha nossas crianças, que tanto necessitam desses atendimentos. É um presente que recebemos e estamos recebendo até hoje".

Outra mãe atípica, Cris Nobre, também destacou a importância das políticas públicas voltadas à inclusão.
"É muito importante. Nós, que somos mães atípicas, buscamos todos os dias os direitos dos nossos filhos autistas, que eles sejam respeitados, que sejam realmente valorizados. Acima de tudo, pedimos que o Mundo Azul de Santana continue sendo fortalecido. Precisamos de mais terapia, mais psicólogos, mas já é de grande importância. Queremos que esse trabalho não seja lembrado apenas no dia 2, mas que seja uma luta constante do governo do Estado, das prefeituras e de todos os órgãos, para que olhem realmente para as crianças autistas e busquem cada vez mais a inclusão delas. Isso é o que esperamos do governo do Estado, das prefeituras e da iniciativa privada, para que possamos ter programações como essa o ano todo, não apenas hoje. Ficamos muito felizes com as ações do Mundo Azul em Santana e com o atendimento do Centro Raimundo Nonato em Macapá".
Ainda no mês de abril, outras atividades institucionais do Governo do Estado serão realizadas, fortalecendo o compromisso com a educação inclusiva.

Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments