No Amapá, 19 novos casos de tuberculose são registrados nos primeiros meses de 2025
- Jolinda Ferreira
- 25 de mar.
- 1 min de leitura
Jamile Moreira

O Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) registrou 19 novos casos de tuberculose nos primeiros três meses de 2025. Atualmente 49 pessoas são atendidas no centro com tratamento gratuito.
Durante o tratamento, que pode durar de seis meses a um ano, o paciente recebe uma combinação de medicamentos que deve ser tomada diariamente, sem interrupções, para evitar complicações e o desenvolvimento de resistência bacteriana.
A transmissão da tuberculose ocorre pelo ar, por meio de gotículas expelidas ao tossir, falar ou espirrar. Pessoas com imunidade baixa, como idosos, diabéticos e portadores do HIV, estão mais vulneráveis à doença.
A doença afeta principalmente os pulmões e apresenta sintomas como: tosse persistente por mais de três semanas; febre baixa; suor noturno; cansaço excessivo; e perda de peso.
Para ter acesso aos atendimentos com os especialistas do CRDT é necessário realizar a marcação de consultas presencialmente às terças, quintas e sextas-feiras. É preciso apresentar cartão do SUS, CPF, encaminhamento médico, comprovante de residência e número para contato.
O centro está localizado na Rua Professor Tostes, nº 2212, no bairro Santa Rita, com funcionamento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments