Anita Flexa
Programação contou com apresentações de quadrilheiros juninos e muita alegria no último dia de festa.
O maior evento de quadra junina do Amapá encerrou com chave de ouro na noite desta terça-feira, 02, no Parque de Exposições da Fazendinha. O Arraiá do Povo 2024 atraiu multidões e quadrilheiros de todos os 16 municípios do estado e contou com diversas atrações para o público em geral. Ao todo, mais de 3 mil quadrilheiros participaram das apresentações na arena da Cidade Junina.
Mesmo na última noite, 11 grupos juninos se apresentaram na arena da Cidade Junina colecionando passos coreografadas e figurinos coloridos e delicados pertinentes a cada tema que entrava na avenida. O governador Clécio Luís, presente na cerimônia de encerramento, não escondeu o orgulho pelo êxito do evento.
Foto: Secom/GEA
“Nós inauguramos um novo momento. Isso tudo com a ajuda, com as ideias, com os pedidos do movimento da quadra junina. Três entidades que durante esses 12 dias fizeram seus festivais aqui dentro. Movimentaram em cada município. Ao todo, foram mais de 5 milhões de reais em fomento para as quadrilhas em todos os municípios que fizeram seus festivais, que fizeram seus campeonatos e vieram para cá nesses 12 dias. Nós nos orgulhamos muito disso, porque além da alegria, além da beleza, do espetáculo, nós geramos muito emprego, muita renda e felicidade”, afirma Clécio Luís.
Foto: Israel Cardoso
A secretária de Cultura, Clicia Di Micelli, ressaltou a importância do evento para a valorização das tradições culturais do estado.
“Vários segmentos artísticos foram envolvidos nessa programação, das artes visuais que criaram a ambientação, à cenografia para receber os visitantes, dos quadrilheiros que ensaiaram para mostrar a sua arte aqui na Arena de Disputa do Arraiá do Povo, marcadores de quadrilha, maquiadores e tantos profissionais da arte que estiveram aqui envolvidos diretamente nessa programação”, afirma Clicia Di Micelli.
O sucesso do Arraiá do Povo 2024 foi possível graças ao investimento de recursos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues. A organização ficou a cargo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Liga Junina de Macapá, a Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá e o Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo.
A população compareceu em massa para prestigiar a última noite de evento. Adriano Prata, administrador hospitalar fala que não teve oportunidade de vir nos outros dias, mas que valeu a pena prestigiar o encerramento da programação.
“Eu tô com a sensação de que eu perdi boa parte da festa. Mas que valeu a pena ter vindo, ainda que no último dia. Eu sou um fã de quadrilha, né? Então acho que não poderia deixar de vir prestigiar esse evento. E também se divertir um pouco, né? Com os brinquedos, com a própria gastronomia que esse período do ano também nos proporciona. É uma forma também de movimentar, de impulsionar a economia. E de também dar visibilidade para os nossos artistas locais, de expor em todo o seu trabalho, todo o seu talento. Que a Quadra Junina nos proporciona”, diz Adriano Prata.
Com a conclusão do Arraiá do Povo 2024, fica a certeza de que o evento se consolidou como um marco na agenda cultural do Amapá, celebrando a riqueza das tradições juninas e fortalecendo os laços comunitários através da cultura e da festa.
Commentaires