Janete Carvalho
Raimundo dos Santos Souza o mestre Sacaca foi um curandeiro muito conhecido em Macapá
Para marca a data de nascimento de Raimundo dos Santos Souza, o mestre Sacaca, grande nome da medicina popular do estado do Amapá, a direção do museu preparou um dia especial aos visitantes nesta quarta-feira, 21.
Sandro Figueiredo, guia de turismo do museu Sacaca, ressaltou que a data é especial, assim como a programação que foi organizada.
“Foi uma programação já pensada para esse aniversário do Sacaca e convidando a família, hoje a família do Sacaca está participando, netos, filhos, bisnetos, a esposa, é uma grande satisfação do Museu através do nosso diretor presidente convidar e fazer uma programação dessa em homenagem a uma pessoa que foi de suma importância para a cultura do Estado, para as plantas medicinais, nós temos os três livros do Sacaca em exposição na sala, em que muitos turistas e visitantes até hoje conhecem um pouco de plantas medicinais através das pesquisas que ele começou, o museu está todo vinculado à vida do Sacaca, à história dele, à questão do carnaval, do mar abaixo e das plantas medicinais. Tanto que durante a programação nós também temos a comercialização, divulgação de plantas medicinais e garrafadas, que era o que ele fazia. Então a maioria das pessoas conheceu Sacaca através das plantas medicinais”
Família Sacaca participa de homensagens ao Mestre Sacaca
José Souza filho do Sacaca agradeceu, e expressou sua emoção pela homenagem.
“É uma honra muito grande pra nossa família, especialmente no nome do papai, e nós agradecemos a direção do museu por essa homenagem, porque está sempre viva a memória do papai, já quero aproveitar e fazer um convite e nossa família vai fazer alguma coisa pelos 100 anos, e hoje se vivo estivesse, o papai faria 98 anos, nós já estamos pensando aí numa programação, vai ter um lançamento, do livro do meu irmão, e a gente até vai requerer que seja feito, aqui no museu mesmo, em nome da mamãe, Madalena, que está com seus 92 anos, e de toda a família, a gente fica muito feliz com essa homenagem”.
A programação segue até as 17h, com apresentações culturais, feiras de ervas medicinais, exposição fotográfica e de peças do acervo pessoal da família Sacaca, além da exibição de um documentário. Na ocasião, serão lançadas obras do Sacaca no formado e-book, que ficarão disponíveis para consulta no site do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).
Raimundo dos Santos Souza o mestre Sacaca faleceu em 1999, foi um curandeiro muito conhecido em Macapá por ajudar pessoas com remédios naturais e garrafadas, esses preparos eram feitos com plantas medicinais, sua aptidão com as ervas lhe rendeu o nome do museu que agrega pesquisa e produção de medicamentos fitoterápicos e uma estátua em sua homenagem.
Comentarios