top of page
Buscar

Museu Sacaca comemora 23 anos de exposição a céu aberto com programação cultural

  • svioalmd4
  • 14 de abr.
  • 2 min de leitura

Jolinda Martel


MUSEU SACACA

Uma programação diversificada celebrou um dos principais símbolos da cultura amazônica amapaense.
Uma programação diversificada celebrou um dos principais símbolos da cultura amazônica amapaense.

Em comemoração aos 23 anos da exposição a céu aberto do Museu Sacaca, o Governo do Amapá promoveu, no sábado (12), uma programação completa para celebrar um dos pontos turísticos de maior representatividade da cultura amazônica amapaense. Foram realizadas atividades lúdicas, culturais, esportivas e exposições para todas as idades ao longo do dia.


Com o tema “Guardião da Amazônia Amapaense: Cultura e Natureza em Harmonia”, a celebração de aniversário contou com a 1ª edição do Passeio Ciclístico do Museu Sacaca, com saída do Trapiche do Santa Inês, passando por lugares como a emblemática Fortaleza de São José. André Abdon, diretor-presidente do Iepa (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá), falou da importância do museu para valorizar a cultura do estado.


“Olha, hoje aniversário do nosso Museu Sacaca, um lugar especial que reflete a Amazônia, o Ribeirinho, a vida do nosso povo e da nossa gente. 23 anos de cultura, lazer, entretenimento, muita coisa boa, do turismo. O Sebrae está aqui conosco como parceria, e o governo do estado nos dando todo o apoio aqui para que seja um evento do Museu a céu aberto que vai estar à disposição de nossa população, então coisas boas, muito bacana aqui. Esse lugar especial do nosso querido estado do Amapá.”

Os visitantes curtiram ainda um passeio no barco Regatão, feiras de artesanato, oficinas de biojoias e plantas medicinais, além da exposição fotográfica "Encanto das Aves: Ritmos e Cores da Amazônia".


Uma das visitantes foi Graciette Neves, da comunidade do rio Bacaba, distrito de Carapanatuba.


“Hoje eu estou aqui no Museu Sacaca, que está completando 23 anos. O Museu Sacaca é um encante, é um encante para todos os que vêm visitar. O Museu Sacaca é uma história daquilo que veio lá do passado. A gente vem conhecer a Casa da Farinha, a Casa da Castanha, a Casa da Parteira. Então isso aí representa uma coisa muito importante para o nosso estado do Amapá. É um encanto turístico porque vem pessoas de tudo quanto é lugar ver as maravilhas que a nossa cidade de Macapá tem. E hoje eu vim aqui trazer meu pai, vim trazer a minha mãe para eles conhecerem um pouquinho do Museu Sacaca.”

O evento foi coordenado pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e, neste ano, contou com a participação dos municípios de Tartarugalzinho e Laranjal do Jari, com exposições de produtos regionais na Casa da Parteira e na Casa Extrativista.


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page