Janete Carvalho
O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), lançou, na última sexta-feira (13), o “Box Lilás”, que consiste em atendimento exclusivo para ocorrências de violência doméstica ou familiar, operacionalizada dentro da sala de teleatendimento 190 e 193 do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).
A iniciativa contará com servidores treinados à frente do serviço, garantindo suporte eficaz, especializado e humanizado para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade, como explica o secretário estadual de segurança pública José Neto.
“É bom destacar que nós já apresentamos índices melhores nesses dois anos de gestão do governador Clécio, os índices de violência doméstica reduziram, nós já apresentamos. Principalmente a delegacia especializada em crimes contra as mulheres aqui apresentou um aumento de produtividade muito significativo comparando em 2022 com 2024 é mais de 100% de aumento de produtividade só que esse programa vem fortalecer ainda mais essa estrutura voltada para fazer esse enfrentamento então hoje é um dia assim de bastante alegria nós estamos aqui fazendo o lançamento desse programa que vai nos oportunizar aplicar recurso específico para isso então é bom que se destaque que esse plano é uma exigência do Ministério da Justiça para que a gente consiga aplicar 10% do fundo estadual é que dá um pouco mais quase quatro milhões, é especificamente voltado para essa área de enfrentamento a violência contra a mulher então nós estamos atendendo esse requisito e também é traçando aí diretrizes metas para que a gente possa ser mais eficiente”.
Adriana Ramos secretária estadual de polítcas para mulheres ressaltou que as expectativas são positivas em relação ao projeto porque fortalece a defesa feminina.
“As expectativas são bem altas, são bem promissoras, esse é um projeto, da segurança pública que vem por meio de uma determinação do nosso líder, que é o governador Clécio, de proteger as mulheres amapaenses. A gente trabalha de forma unificada, a política da mulher ela trabalha de forma transversal. Transversal é quem trabalha com a segurança pública, com a saúde, com a assistência social. Então, dessa forma, com a segurança pública vindo, fortalecendo essa política, é importantíssimo para a gente, esse é um mecanismo de defesa em que as mulheres estão mais protegidas, estão mais amparadas e que a política da mulher se fortalece no estado do amapá”.
Na ocasião foi implementada a Central de Atendimento Lilás, um reforço estratégico no enfrentamento à violência de gênero, que vai catalogar e classificar ocorrências; realizar o retorno das chamadas; encaminhar para a Rede de Atendimento à Mulher (RAM); avaliar fatores de risco e proteção; e reconhecer os ciclos de violência.
תגובות