Mulheres do Amapá reforçam mobilização por políticas públicas e representação nas conferências
- perolapedrosa7
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Edy Wilson

Com apoio do Governo do Estado, lideranças femininas se reuniram nesta terça-feira, 10 de junho, no auditório do Ministério Público do Amapá, em Macapá, durante a terceira reunião ampliada promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedimap).
O encontro integra a preparação para as Conferências Livres de Políticas para as Mulheres. Pelo menos 75 mulheres de diversos segmentos feministas, representando nove dos 16 municípios do estado, participaram do evento.
A presidente do Conselho, Alzira Nogueira, destacou a importância do momento como parte do processo de mobilização para as conferências estadual e nacional:
“Hoje estamos discutindo com os movimentos feministas, movimentos de mulheres e movimentos sociais o processo de preparação das conferências livres. O objetivo é que mulheres de determinados segmentos ou territórios se encontrem para discutir suas realidades, formular propostas e eleger delegadas que seguirão para a conferência nacional. Estamos ampliando esse debate com os diferentes segmentos porque queremos que as mulheres do Amapá estejam representadas de forma quantitativa e qualitativa. O estado tem uma forte tradição nos debates, seja nas marchas das mulheres negras e brasileiras por reparação e bem-viver, seja nos processos de formulação de políticas públicas por meio das conferências”.
A vice-presidente do Cedimap, Mary Sales, reforçou o caráter participativo da reunião e a necessidade de reconstrução das políticas para as mulheres. Ela também explicou que o encontro serve de orientação para os municípios e organizações da sociedade civil na construção das conferências:
“Nesta terceira reunião ampliada, estamos chamando a sociedade civil organizada e os municípios que acolhem as pautas das mulheres. Todas as organizações estão sendo orientadas sobre os procedimentos para elaboração das conferências livres e municipais, como parte do processo rumo à conferência estadual e, depois, à nacional. O objetivo é mobilizar, apresentar os manuais de organização e garantir a construção de políticas consistentes, com propostas viáveis que atendam às nossas demandas enquanto mulheres no estado”.

Nádia Silva, conselheira do Cedimap e militante pelos direitos das mulheres idosas, também participou da reunião e lembrou que, apesar dos avanços recentes, ainda há muito a conquistar:
“Há 25 anos isso está no meu sangue. A gente precisa avançar mais, embora, de janeiro para cá, já tenhamos percebido melhorias. Este momento de debate é essencial para garantir os direitos das mulheres de todos os segmentos. Meu olhar se volta, especialmente, para a mulher idosa, mas é preciso evoluir. O encontro reúne representantes de vários segmentos, municípios e comunidades, o que nos permite refletir sobre o cenário atual das políticas para as mulheres no Amapá e os pontos que ainda precisam avançar.
O encontro reafirma a importância da escuta, da representatividade e do protagonismo feminino na construção de políticas públicas eficazes e inclusivas. A expectativa é que as propostas debatidas ampliem a voz das mulheres do Amapá nas etapas estadual e nacional das conferências.
Comments