Mulheres da segurança pública participam de evento especial promovido pelo governo do Amapá
- svioalmd4
- 26 de mar.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

Como parte das programações do mês da mulher, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp) promoveu, nesta quarta-feira (26), o evento denominado "Heroínas da Vida Real: Mulheres que Inspiram na Segurança Pública". O encontro contou com palestras e atividades práticas para as agentes das forças de segurança do estado, como explica Kelly Félix, coordenadora do evento.
“Nós planejamos um momento para mulheres da segurança pública com representação de todas vinculadas à Sejusp: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Civil, Iapen, Polícia Científica, e esse é um momento de aprendizagem. A gente traz mulheres da segurança pública que são referências e já são instrutoras há muito tempo. Nós temos uma médica da Polícia Militar que vai falar sobre a saúde da mulher no sentido operacional, como a farda influencia na sua saúde, as próprias operações que a gente participa. Então, a gente traz temas do dia a dia da mulher na segurança pública”.
O capitão do Corpo de Bombeiros do Amapá, Alan Coimbra, e o coordenador do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), local onde aconteceu o evento, destacaram que ações como essas fazem parte do reconhecimento da importância da mulher na segurança pública.
“É o reconhecimento da importância da mulher na segurança pública do nosso estado. Existe um papel da mulher na segurança pública, e isso precisa ser reconhecido. Todos os meses e todos os dias nós falamos isso, e vamos defender a ideia dessa importância”.
Para a soldado da PM Clara Ribeiro, o evento fortalece o aprendizado e integra as instituições.
“É um momento muito importante para nós essa integração das instituições em busca de mais conhecimentos. Isso só vai fortalecer o nosso profissional, e é muito importante que tenham mais eventos para integrar mais as mulheres, para que a gente possa buscar mais conhecimentos e que possamos construir uma sociedade melhor. Isso vai refletir também no nosso trabalho”.
Além das palestras, a programação contou com oficinas de atendimento pré-hospitalar, segurança e combate a incêndios, cibersegurança, simulação de confronto armado, defesa pessoal e operações aerotransportadas. Toda a grade dos ensinamentos práticos contou com instrutoras da Polícia Militar, Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e Grupamento Tático Aéreo (GTA).
Comments