top of page

Ministério Público empossa novo Procurador-Geral e Corregedora-Geral de Justiça do Amapá

Jamile Moreira


MINISTERIO PUBLICO

Alexandre Flávio Medeiros Monteiro foi empossado como novo procurador-geral de Justiça do MP-AP
Alexandre Flávio Medeiros Monteiro foi empossado como novo procurador-geral de Justiça do MP-AP

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou nesta segunda-feira (10) a cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça Alexandre Flávio Medeiros Monteiro e da nova corregedora-geral do Amapá, Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá. A solenidade aconteceu no auditório do Cartório da 10ª Zona Eleitoral de Macapá, na Zona Norte da cidade, e reuniu diversas autoridades.


Ocupando o cargo pela primeira vez, o promotor de Justiça Alexandre Flávio, que foi nomeado pelo governador Clécio Luís em dezembro de 2024 após compor lista tríplice, falou durante a solenidade dos desafios e das expectativas para o novo biênio 2025-2027.


“Nós estamos diante de um cenário de crise fiscal no país muito grande, o que demanda dos gestores públicos de forma geral a adoção de posturas voltadas à eficiência na gestão dos recursos públicos. Então nosso plano de trabalho é baseado em quatro eixos: segurança pública, probabilidade administrativa, maior acessibilidade dos nossos serviços e defesa dos direitos humanos. Então a respeito desse cenário de dificuldade, nós pretendemos implementar uma gestão com foco nesses quatro pilares”.

Já a procuradora de justiça Estela Maria assume, pela sexta vez, o cargo de corregedora-geral, para o mesmo biênio. Estela é a primeira e única mulher eleita para o cargo, sendo escolhida pelos seus pares.


Durante a cerimônia, Estela afirmou que pretende implantar ferramentas inovadoras à frente do órgão, assim como fez com a criação do projeto “MP Mérito”, que tem a finalidade de avaliar as atividades efetuadas pelos membros da instituição.


“Vou fazer um trabalho compromissado, responsável, buscando orientação para os colegas para aperfeiçoarmos o nosso trabalho. Principalmente onde nós identificarmos onde há uma necessidade maior. Nos últimos tempos nós temos visto que aumentou muito a violência contra a criança, os adolescentes, contra a mulher, meio ambiente e a questão da saúde. Então nós vamos realmente procurar identificar esses pontos que consideramos assim de muita relevância e vamos buscar fazer um trabalho mais focado nessas áreas. Realmente a gente tem uma larga experiência e vamos aproveitar essa experiência que nós temos para dar o nosso melhor e cada vez mais aprimorar o nosso trabalho junto à sociedade”.

Dentre as atribuições do procurador está a representação da instituição, judicial e extrajudicialmente, promovendo todas as medidas adequadas para a defesa dos direitos, interesses e garantias do Ministério Público.


Já o papel da corregedora-geral é fiscalizar a atuação dos membros do Ministério Público, verificando a regularidade e a eficiência dos serviços.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page