Marcelo Guido

O Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá, adotou novos processos para reduzir os riscos de infecções hospitalares, redobrou os cuidados e alcançou avanços significativos na prevenção de infecções em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o HCA foi selecionado para integrar o projeto “Saúde em Nossas Mãos” no triênio 2024/2026. O objetivo é reduzir em até 50% as principais infecções em UTIs relacionadas à assistência pediátrica, por meio de medidas simples, como a lavagem adequada das mãos, que pode representar a diferença entre a vida e a morte. O projeto será desenvolvido de forma colaborativa com o Governo do Amapá.
Uma equipe do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, visitou o Amapá para conhecer os processos de trabalho das equipes multiprofissionais do HCA. O objetivo da visita foi dar início à elaboração do projeto e ao desenvolvimento de metas a serem cumpridas ao longo de três anos.
A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que promove capacitação, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, além de gestão e assistência especializada em saúde para unidades de todo o Brasil. O projeto está alinhado ao Plano Nacional de Saúde, que busca reduzir, em médio prazo, a incidência dos principais indicadores de infecção hospitalar em UTIs.
Comments