Janete Carvalho
Calçoene concentra número significativo de casos de malária e por isso foi o primeiro município a receber a ação
Um novo medicamento contra malária será incorporado oficialmente no tratamento da doença, trata-se da Tafenoquina. A implementação da medicação foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde para pacientes que estão em área de garimpo no estado do Amapá. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) é a responsável pela distribuição da medicação e monitoramento da malária Vivax. Cássio Peterka, superintendente da SVS no Amapá ,explicou a eficácia do remédio.
“O Ministro da Saúde incorporou esse novo medicamento, ele é um medicamento que substitui a primaquina, e tem a grande vantagem não só na eficácia ser maior, mas também de ser em dose única, então ao invés de tomar sete ou quatorze dias de primaquina, eu tomo a dose única de tafenoquina e isso já faz com que a gente melhore a adesão com que o paciente tome o tratamento completo e assim a gente consiga acabar com aquelas formas que ficam no fígado da pessoa que é responsável pela repetição de malária, pelas recaídas de malária”.
O primeiro município do estado a receber a ação foi Calçoene por concentrar número significativo de casos de malária
“O município de Calçoene hoje concentra mais de 50% da malária do estado do Amapá e isso faz com que a gente tenha ali uma região importante para que a gente siga na eliminação da doença, então a gente tem esse foco inicial e além disso é o público-alvo prioritário são os garimpeiros, dentro das áreas de garimpo nós temos aí 80% dessas pessoas que são elegíveis para tomar a tafinoquina nessa fase, então o Ministério da Saúde escolheu Calçoene justamente por essa característica, lembrando que é uma droga inovadora não só para o Brasil, mas para o mundo”.
A ação em Calçoene já começou, e as estratégias, além da medicação, incluem instalação de mosquiteiros de longa duração nas redes dos garimpeiros, mobilização de conscientização sobre o diagnóstico e o tratamento da Malária Vivax.
A malária é uma doença infecciosa, transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito, é uma doença que tem cura, e o tratamento é eficaz, entretanto, pode evoluir para suas formas graves se não for diagnosticada e tratada de forma adequada. No Brasil a maioria dos casos de malária concentram-se na região amazônica
A distribuição da Tafenoquina em todo o estado do Amapá será de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde.
Bình luận