Jolinda Martel

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (13), a ampliação da gratuidade de medicamentos e itens distribuídos pelo programa Farmácia Popular. Antes da medida, 39 produtos já eram oferecidos sem custo para a população. Agora, esse número foi ampliado para 41.
Os dois novos itens que passam a ser distribuídos gratuitamente são: dapagliflozina, medicamento utilizado no tratamento do diabetes em pacientes com doenças cardiovasculares, e fraldas geriátricas.
Antes da ampliação, a população precisava pagar uma coparticipação para obter esses insumos.
Criado em 2004, o programa Farmácia Popular tem como objetivo garantir a continuidade do tratamento de doenças por meio da distribuição de medicamentos gratuitos ou com descontos.
Atualmente, são oferecidos produtos para o tratamento de diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson, glaucoma, além de anticoncepcionais, itens para dignidade menstrual e insumos para incontinência urinária.
A iniciativa está presente em mais de 31 mil farmácias credenciadas em 4.812 municípios, cobrindo 86% das cidades do país.
Em 2024, o programa atendeu 24,7 milhões de pessoas, representando um aumento de 20% em relação a 2022.
Comments