Em 2024, foi confirmado o primeiro relado da presença da doença Vassoura-de-Bruxa da mandioca no Brasil
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Mandioca e Derivados, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), promove nos dias 12 e 13 de novembro (terça-feira e quarta-feira), pela manhã e à tarde, Reunião Técnica sobre a “Vassoura-de-Bruxa da Mandioca”, a mais recente ameaça fitossanitária para esta cadeia produtiva.
O objetivo é definir medidas para conter os focos da doença, discutir as melhores formas de divulgação desta nova praga quarentenária presente, e as alternativas para o manejo integrado da doença.
Sobre a Doença Vassoura-de-bruxa da mandioca: A Embrapa Amapá e a Embrapa Mandioca e Fruticultura confirmaram, em 2024, ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o primeiro relato da presença, no Brasil.
A doença foi confirmada inicialmente nos plantios de mandioca das terras indígenas de Oiapoque (AP), a presença do fungo representa risco de significativa redução na produtividade das plantas de mandioca afetadas. Até o momento, o fungo não foi detectado em outros hospedeiros no Brasil.
O evento é destinado a gestores e técnicos da defesa agropecuária, da extensão rural, produtores e pesquisadores, e contará com o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Mandioca e Derivados do Ministério da Agricultura, Eloizio Lopes.
Abertura será às 8h30, no Auditório da Embrapa.
Comments