Mazagão é o primeiro município a receber o atendimento do Super Fácil das Águas
- svioalmd4
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

O município de Mazagão, no sul do Amapá, será o primeiro a receber os atendimentos do projeto Super Fácil das Águas — programa itinerante do Governo do Estado que leva serviços públicos essenciais às comunidades ribeirinhas. A embarcação foi lançada neste sábado, 7 de junho, em Macapá, com previsão de oito dias de atendimento nos polos do Açaítuba, Carvão, Pedreira, Ariramba e Cumatí, alcançando cerca de 1.500 famílias.
Durante o lançamento, o governador Clécio Luís destacou o papel social da embarcação ao interiorizar políticas públicas de cidadania nas regiões de difícil acesso.
“A comunidade ribeirinha do Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Mazagão, das ilhas do Pará que atendemos naturalmente, da região ribeirinha de Macapá, do Bailique, e se possível até a costa do Amapá. Hoje estamos lançando o programa e o barco já começa a operar, seguindo ainda hoje para Mazagão para dar início aos atendimentos. Ele leva todos os serviços que o Super Fácil já oferece, com outros órgãos parceiros, levando cidadania, dignidade e inclusão social. É o Super Fácil das Águas levando o que muitas vezes o cidadão não consegue buscar na capital devido às distâncias. É mais que uma entrega, é inclusão de verdade.”
A diretora-geral do Superfácil Amapá, Renata Apóstolo, reforçou que a iniciativa é fruto do planejamento estratégico do Governo para ampliar o alcance dos serviços públicos.
“Esse projeto faz parte dos programas do planejamento estratégico do Governo do Estado. O Super Fácil das Águas nada mais é do que uma unidade pensada para atender a população ribeirinha bem perto de casa. Esse barco vai atracar nos portos das maiores comunidades, reunir os moradores das áreas vizinhas e entregar serviços com qualidade e eficiência. Começamos pela região de Mazagão, atendendo cinco polos indicados pelo governador, alcançando cerca de 1.500 famílias”.
Para quem vive em áreas ribeirinhas e enfrenta obstáculos para acessar serviços públicos, a expectativa é grande. A coordenadora da Escola Extrativista do Carvão, Dalva Miranda, destacou o impacto positivo da ação.
“A gente não poderia esperar menos de um governo que trabalha no Amapá inteiro, e trabalhar no Amapá significa navegar por águas. Nossas comunidades estão entre rios e florestas, são nossas maiores riquezas. O mais importante é que os direitos das pessoas cheguem até elas, sem que precisem sair de casa, sem enfrentar tantos desafios. Levar cidadania, saúde, dignidade é incluir de verdade essas populações”.
A previsão é que, após Mazagão, a embarcação siga para outras regiões ribeirinhas, cumprindo um cronograma de atendimento que alcançará desde o sul do Amapá até comunidades mais isoladas na costa e nas ilhas do Pará. O Superfácil das Águas é mais um passo para encurtar distâncias e garantir acesso igualitário aos serviços essenciais.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments