top of page

Mazagão avança na luta pelos direitos das mulheres com nova comissão e carta compromisso

Edy Wilson Silva


REUNIÃO

O Cedimap começa 2025 com uma agenda focada na defesa dos direitos das mulheres
O Cedimap começa 2025 com uma agenda focada na defesa dos direitos das mulheres

Mazagão sediou, nesta quarta-feira (26), a primeira reunião itinerante do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres do Amapá (Cedimap), no Fórum do município. O encontro resultou na criação da comissão Mulheres Mazaganistas, que atuará na implementação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Mazagão. Também foi assinada uma Carta Compromisso entre conselheiras, ativistas sociais e representantes do poder público local, reforçando o compromisso com a promoção de políticas públicas para as mulheres.


A presidente do Cedimap, Alzira Nogueira, destacou a importância do encontro.


"Nosso sentimento é de muita alegria com a realização dessa primeira reunião itinerante em Mazagão. Viemos para fortalecer políticas públicas para as mulheres, criar o Conselho Municipal e organizar a Conferência Municipal. Saímos daqui com um grande avanço, com a formação da comissão de Mulheres e Comunidades Sociais do Mazagão para atuar conosco na reestruturação do Conselho. Também tivemos a assinatura de uma carta compromisso entre sociedade civil e instituições públicas. Estamos construindo um processo democrático, com ampla participação popular e a representação de mulheres negras, cis, trans, trabalhadoras rurais e ribeirinhas. Fico feliz com o apoio da Secretaria da Casa Civil e do município".

A secretária da Casa Civil, Simone Guedes, reforçou o impacto do evento.


"É um imenso prazer participar desse momento e destacar a importância da criação de um conselho tão poderoso. Trata-se de uma política pública de afirmação e empoderamento da mulher, baseada na escuta representativa nos municípios. A política nasce da necessidade, e ninguém melhor que as próprias mulheres do local para serem ouvidas. Estamos em um divisor de águas, começando uma nova história para mulheres e homens em Mazagão. E a Casa Civil está junto com o Cedimap nessa caminhada".

Com o apoio das entidades locais, o Cedimap inicia 2025 com uma agenda voltada à defesa dos direitos das mulheres, ampliando o protagonismo feminino e a participação política no município.



Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page