Mangueira apresenta os modelos de fantasias sobre Mestre Sacaca que irão para o desfile da Sapucaí em 2026
- perolapedrosa7
- 9 de out.
- 1 min de leitura
Edy Wilson

A Estação Primeira de Mangueira apresentou, na quarta-feira (8), na Cidade do Samba, os protótipos das fantasias que desfilarão no Carnaval de 2026. O enredo será “Mestre Sacaca do encanto tucuju — O guardião da Amazônia negra”, do carnavalesco Sidnei França.
A escola mantém uma forte conexão com o Amapá, homenageando Mestre Sacaca, xamã babalaô e personalidade do estado. São quase 30 alas com cores quentes e tons naturais, além do verde e rosa distribuídos estrategicamente, garantindo que a história seja compreendida mesmo à distância.
O cuidado com a leveza das fantasias permite que os integrantes se movimentem com conforto e transmitam ritmo durante o desfile. A pesquisa do enredo foi feita por Sthefanye Paz e Felipe Tinoco, e o traço dos figurinos é de Lucas Jacintho e Lucas Abelha.

Sidnei França reforçou o compromisso da Mangueira em unir conceito e clareza, apresentando a história do Amapá de forma direta e criativa. A apresentação recebeu aplausos da presidente Guanayra Firmino, dos mestres de bateria Rodrigo Explosão e Taranta Neto, e de colaboradores.
O governo do Amapá é um dos principais entusiastas do projeto, destacando o impacto de levar para a Sapucaí a história, a ancestralidade, a identidade cultural e a Amazônia Negra do estado, contadas em verde e rosa, no Carnaval do Rio de Janeiro de 2026.




Comentários