Mais de 350 estabelecimentos comerciais participam do Dia Livre de Impostos em Macapá e Santana
- perolapedrosa7
- 29 de mai.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Cerca de 350 estabelecimentos comerciais aderiram ao Dia Livre de Impostos, que acontece nesta quinta-feira, 29 de maio. A ação nacional, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem, além de ofertar produtos com até 70% de desconto nos estabelecimentos participantes, busca conscientizar os consumidores sobre a alta carga tributária e o impacto que possui na economia e no empreendedorismo.
De acordo com a presidente da CDL Jovem, Hosana Lima, a ação ajuda a população a reconhecer efetivamente o peso das tributações nos produtos e ter a clareza do valor final e de que forma ele retorna em serviços para os contribuintes.
“É uma campanha que já roda há 19 anos, então já é uma campanha consolidada. E o foco dela é conscientização, é você levar para esse contribuinte consumidor, no caso, qual é, efetivamente, o imposto, a tributação que incide sobre cada produto ou serviço. Você vai ter ali, dentro das lojas que estão participando, uma tagzinha, um informativo, preço real, preço sem imposto. E aí você vai ter essa clareza do quanto você paga, quanto que é importante você conhecer isso para que você possa efetivamente cobrar do poder público em forma de retorno em serviço à população”.

Ainda segundo Hosana, a ação chama a atenção também para a necessidade de uma reforma tributária mais eficiente e justa.
“A gente está num momento muito importante, num marco, nessa questão legal, tributária que é a reforma. Então é um momento muito conveniente, muito importante para a gente pautar isso. E aí a população que não participa ativamente dessa discussão, ela possa ver, opa, cada produto ou serviço eu posso pagar até 70, 50% só de imposto, por isso que encareceu tanto os produtos, e aí com essa ideia você consegue cobrar na ponta. Se eu estou pagando ali 50, 70% só de imposto em produto ou serviço, de que forma que está voltando em forma de saúde, em forma de educação, em forma de serviços públicos como um todo? Então a ideia é conscientizar para a gente ter essa clareza para cobrar”.

Essa é a 19ª edição do evento, e abrange estabelecimentos comerciais de Macapá e Santana. Os principais participantes são os shoppings, lojas de roupas, calçados, materiais de construção, óticas, supermercados e restaurantes.
Comments