Macapá recebe ação “Brasil na Rua” com serviços essenciais à população
- svioalmd4
- há 7 horas
- 3 min de leitura
Jamile Moreira

Macapá recebe, nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), a ação interministerial “Brasil na Rua”, iniciativa do Governo Federal em parceria com o Governo do Amapá que reúne, em um só espaço, diversos serviços públicos voltados à cidadania, saúde e assistência social. O evento busca aproximar os serviços do governo da população, oferecendo atendimento direto em áreas essenciais e fortalecendo políticas de inclusão social.
A programação inclui atendimentos e perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vacinação para todas as idades, microchipagem de cães e gatos, emissão do ID Jovem, além da presença da Carreta da Defensoria Pública do Amapá, Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), programa Mais Sorriso, Agora Tem Especialistas e a Carreta Delas, ampliando o acesso da população a serviços essenciais.
Depois de passar pelo Distrito Federal e por São Paulo, esta é a terceira edição do “Brasil na Rua” no país, reforçando a proposta de aproximar os serviços públicos das comunidades que mais precisam, promovendo inclusão social, dignidade e cidadania.

Para o governador do Amapá, Clécio Luís, a iniciativa fortalece a parceria entre os governos estadual e federal e contribui diretamente para melhorar o atendimento à população.
“Há um ambiente muito positivo que nós não podemos desperdiçar. Então a gente aproveita qualquer detalhe, qualquer momento, qualquer ação do Governo Federal e dá sim esse apoio pra ter uma parceria real, uma parceria que vai a benefício direto da população, porque tem no Amapá hoje todos os programas federais. É só olhar aqui, mais sorriso, carreta do Hemoap, a Defensoria Pública, então é serviço chegando na vida das pessoas e mudando, transformando as pessoas. E tem um papel pedagógico fundamental, que é mostrar que o serviço existe, e às vezes é a falta de informação nesse mundo de tanta rede social, tanta desinformação, tantas fake news, fazer uma ação como essa, chamar a atenção da população vale muito a pena para eles passam a saber que esse programa existe”, disse Clécio.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, destacou que o “Brasil na Rua” é uma estratégia do Governo Federal para garantir que os direitos cheguem de forma concreta à população.
“O governo do Brasil na Rua foi um pedido que o presidente Lula fez para a gente levar as políticas do governo Lula para onde o povo está. Levar para os bairros, para as periferias, para onde está o povo brasileiro. Essa política foi feita para esse povo que está aqui. Mas muitas vezes o povo está na fila, tem a burocracia no meio do caminho, muitas vezes não tem informação. Então o governo do Brasil na Rua está trazendo essas políticas. aqui estão 11 ministérios com programas do governo Lula e eu preciso destacar uma coisa muitas vezes a gente começou o governo do Brasil na rua no ano passado e não teve parceria local muitas vezes por briga política, por besteira, o governador trabalhava contra aqui nós tivemos uma parceria com o governador Clécio que construiu junto com a gente junto com o presidente Lula, olhando para o povo, não é uma questão partidária é levar direito para o povo, isso tem que estar além de briga partidária e o Clécio foi muito parceiro do começo ao fim”, destacou Boulos.
A ação também conta com a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, reforçando o caráter interministerial da iniciativa e a integração de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais.

Quem esteve na ação em busca de atendimento aprovou a iniciativa, caso da dona de casa Carmem Rodrigues, que realizou consulta médica, recebeu medicamento e saiu satisfeita da ação.
“Eu achei ótimo o atendimento, porque a gente sai para o hospital perto da nossa casa, a gente não é atendido. E a gente foi aqui, né? Um atendimento para cada objetivo. Eu vi uma consulta da minha filha”, garantiu a usuária.

A parceria com ações do Governo Federal faz parte do planejamento estratégico da atual gestão estadual e reafirma o compromisso do Governo do Amapá com a ampliação do acesso aos direitos, a descentralização dos serviços públicos e o fortalecimento do atendimento direto ao cidadão.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários