top of page

Macapá recebe Congresso Internacional de Quadrinhos e Cultura Pop em abril

Edy Wilson Silva


CONGRRESSO

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) sediará, nos dias 17 e 18 de abril, o 6º Congresso Internacional de Quadrinhos e Cultura Pop do Aspas Norte. As inscrições para o evento vão até o dia 16 de abril, no site www.even3.com.br/vi-aspas-norte/. O evento reunirá pesquisadores, artistas e entusiastas da cultura pop para palestras, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos acadêmicos.


De acordo com o professor Ivan Carlo, do curso de Jornalismo da Unifap, o congresso surgiu da necessidade de dar visibilidade às pesquisas sobre quadrinhos e cultura pop realizadas na região Norte.


“O próprio Aspas Norte surgiu porque eu percebi que havia muita gente pesquisando o assunto aqui no Amapá e na região Norte de forma geral. Então, tem muita gente que pesquisa quadrinhos, tem muita gente que faz TCC sobre quadrinhos, sobre cosplay, sobre doramas, sobre K-pop, sobre animação, sobre as adaptações da Marvel. O público é exatamente esse: as pessoas que fazem esse tipo de pesquisa e que vão ter a oportunidade de apresentar em um congresso internacional, sem precisar sair de Macapá”, destaca o professor.
Professor Ivan Carlo, do curso Jornalismo da Unifap e coordenador do congresso
Professor Ivan Carlo, do curso Jornalismo da Unifap e coordenador do congresso

Início - O professor Ivan Carlo reforça que o 6º Aspas Norte teve sua primeira edição em 2018, em Macapá, como um evento regional. Durante a pandemia, passou a ser realizado online, atraindo pesquisadores de outros estados e países. Em 2023, adotou o formato híbrido, que será mantido este ano: o dia 17 será online e o dia 18, presencial, no campus Marco Zero da Unifap.


Ele ressalta que, além da pesquisa acadêmica, a produção cultural na área de quadrinhos tem se destacado, apontando um crescimento exponencial nesse segmento da cultura pop.


A taxa de inscrição para a região Norte é de R$ 20. O professor Ivan Carlo considera uma oportunidade única para quem quer apresentar trabalhos e interagir diretamente com especialistas da área. O Aspas Norte surgiu a partir da criação da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), em parceria com o Grupo de Pesquisa Cultura Pop da Unifap.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page