top of page

Luau Celebra Diversidade e anuncia os padrinhos da XIV Parada do Orgulho LGBTQIA+

Anita Flexa

Festividade acontece de 1º a 04 de agosto e tem como tema 'Seu voto, nosso futuro'


A Praça Samaúma, localizada no bairro Araxá, na orla de Macapá, foi palco de um vibrante luau em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+. A programação cultural, apoiada pelo Governo do Amapá, foi marcada por uma série de apresentações artísticas e celebrações da diversidade.



O evento, organizado pela Comissão da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Macapá, não apenas trouxe entretenimento, mas também teve momentos importantes como a apresentação dos padrinhos, da identidade visual e da programação da tradicional marcha que percorre a orla da cidade.



A noite foi embalada por shows de artistas e grupos locais, incluindo Sandra Lima, DJ Tokyo, Grupo Âmago, Coletivo Juremas e Poetas Azuis. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a iluminação da majestosa árvore sumaúma com as cores do arco-íris, simbolizando a diversidade e o orgulho LGBTQIA+.



Ivon Cardoso, membro da comissão executiva da XXIV Parada do Orgulho LGBTQIA+, destacou o calendário de eventos programado.


A Parada vai se realizar no dia 04 de agosto em Macapá com o tema “Seu voto, nosso futuro”. Mas pra isso a gente vai, já a partir do dia 1º de agosto ter uma série de eventos. Não só a Parada, a Parada é a Culminância de tudo aquilo que a gente tem. Então, dia 1º a 04 de agosto nós vamos ter aquilo que a gente chama de “Circuito da Diversidade””, diz Ivon Cardoso.


Céu Leehí, representante da Comissão Organizadora da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Macapá, fala sobre os padrinhos do evento deste ano.



“A gente já está com um calendário planejado, com vários eventos que antecedem a Parada já construídos, já planejados, já com tudo preparado só pra gente realizar. A madrinha da Parada é a Silvanda Duarte, ela que é presidenta do PDT e o padrinho é o deputado Rodolfo Valle. Ambos têm contribuições com a comunidade LGBT que é mais, têm proximidade com o movimento social, são de partidos políticos que nos ajudam, que nos auxiliam e que há anos já constroem a parada, inclusive”, afirma Leehí.


Para Fabia Nilce, promotora de justiça da Defesa da Saúde Pública e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, esse momento celebra o respeito e as luas pelas políticas públicas de direito e saúde LGBTQIA+ e reafirma o compromisso do Ministério Público Estadual com a causa.


“Bem, nos foi solicitado a possibilidade do lançamento aqui na Praça da Samauma e a iluminação com todas as cores do movimento do arco-íris. E isso o Ministério Público está proporcionando. Nós também fomos demandados pelas mães da adversidade na questão da implementação do Ambulatório Trans, que foi uma emenda parlamentar que chegou para o município e para o Estado para a organização desse Ambulatório. Ainda não temos nenhum ambulatório trans no estado e nenhum dos municípios. Com nossos procedimentos instaurados e diversas reuniões com o estado e o município, nós vamos conseguir, eu acredito que essa foi a promessa que até o final deste mês, ou no máximo no início do próximo semestre, seja uma realidade, tanto no estado, no âmbito estadual, como no município de Macapá. E aí nossas inúmeras recomendações para respeito à diversidade, como do nome social, como a utilização dos banheiros, seja públicos ou em ambientes públicos, que venha a respeitar a diversidade e a identidade de gênero”, conclui Fabia Nilci.

O luau na Praça Samaúma não apenas celebrou o Dia do Orgulho LGBTQIA+, mas também reafirmou o compromisso da cidade de Macapá com a diversidade e a inclusão, tornando a data ainda mais especial para todos os presentes.

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page