Anita Flexa
Segundo o secretário de Assistência Social do Amapá, Hugo Paranhos a ação visa alertar a comunidade sobre os canais de denúncia disponíveis, através de abordagens e distribuição de materiais informativos.
“Já passamos de mais de 1.030 casos registrados no estado do Amapá, o que muito nos preocupa e faz com que ações como essas sejam desenvolvidas para que a gente possa conscientizar as pessoas, até mesmo a denunciar quando vê qualquer tipo de violência. Tipo de violência contra algum idoso. É hora da gente cuidar, quem tanto cuidou da gente e dar um pouco de detenção, carinho e ações para essas pessoas”, pontua Hugo Paranhos.
A iniciativa integra a campanha nacional Junho Violeta e coincide com o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A blitz contará com a participação ativa de moradores do abrigo, profissionais de diversos órgãos do governo, entre eles, a Polícia Civil. A delegada Livia Pontes, titular da delegacia de atendimento à pessoa idosa, a ação faz parte da Operação Virtude 2024.
“Aqui no Estado, essa operação está sendo coordenada pela Polícia Civil por meio da 5ª Delegacia de Polícia da Capital e conta com apoio da Sejuspe, da Polícia Militar. Hoje, inclusive dia 14, sexta-feira, é o dia D da operação. Então, nacionalmente, em todos os estados do Instituto Federal, as ações foram intensificadas, realmente, indo para a rua por várias equipes, no sentido de alcançar o maior número de idosos possível”, afirma Livia Pontes.
E de acordo com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Palmira Bittencourt, o número para denúncias contra maus-tratos e outras violências contra a pessoa idosa, o número para denúncias é o Disk 100.
No Estado no Amapá, somente no ano de 2023, foram 7.344 crimes praticados para uma pessoa idosa. E o nosso intuito, enquanto rede de profissão, é fazer com que esses números diminuam, que as pessoas possam ter a consciência de que a pessoa idosa é um ser que merece cuidado, merece respeito, e que um dia, se nós tivermos sorte, nós também seremos uma pessoa idosa”, finaliza Palmira Bittencourt.
Comments