top of page
Buscar

Itaubal e Mazagão recebem a 2ª Caravana de Atendimento Rural para fortalecer a agricultura familiar

  • perolapedrosa7
  • 20 de mar.
  • 3 min de leitura

Marcelo Guido


CARAVANA
As caravanas de atendimento devem percorrer todos os 16 municípios do estado
As caravanas de atendimento devem percorrer todos os 16 municípios do estado

O Governo do Amapá está realizando a 2ª Caravana de Atendimento Rural. A ação atende agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, quilombolas e assentados da reforma agrária dos municípios de Mazagão e Itaubal, nas regiões ribeirinhas e de terra firme.


A 2ª Caravana de Atendimento Rural é uma ação conjunta coordenada pelo Instituto de Extensão Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), pelas secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Pesca e Aquicultura (Sepaq), além do Instituto de Terras do Estado do Amapá (Amapá Terras) e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro).


O diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael, explica como serão realizadas as atividades e o aumento de atendidos deste ano.


“Olha, estamos com uma excelente expectativa. O ano passado, nós conseguimos superar em 150% a defasagem de pessoas cadastradas, famílias cadastradas. Quando nós encontramos o cadastro, havia no máximo 8 mil famílias para o universo de 40 mil agricultores que estão aí no interior de todo o Estado. Então, o Governo fez um investimento nos escritórios do RURAP conectando esses escritórios com antenas Starlink nos 20 escritórios e fortaleceu a estrutura de veículos, colocou 15 veículos novos com emenda do Senador Davi e reformou uns 14 veículos, colocando à disposição do interior, e também investiu na liberação de combustíveis, programados em sistema, obviamente, para que os técnicos pudessem ter acesso não a uma só, a duas semanas, que essa era a reclamação tanto do agricultor como do técnico, mas aos 30 dias do mês. Garantia de combustível para as atividades de campo. Com isso, os escritórios, os 20 escritórios do RURAP, nos 16 municípios e nos 4 distritos, estão à disposição dos agricultores a qualquer momento para receber e cadastrar esses agricultores no CAF”, contou.

O diretor falou ainda sobre a parceria com o governo federal e outras instituições para otimizar os atendimentos.


“E uma outra iniciativa que temos feito em parceria com o governo federal são as caravanas. No ano passado, fizemos 31 caravanas; a meta este ano é dobrar, com 62 caravanas no interior de todo o estado, atuando junto ao governo federal, através do Ministério de Desenvolvimento Agrário, do INCRA, dos bancos federais que este ano aderiram às caravanas, fazendo inclusive crédito nas caravanas, como o Banco do Brasil, o Banco da Amazônia, a Caixa Econômica Federal, o Ministério da Integração, e também os órgãos do setor econômico do estado, como a SEMA, a Diagro, a Agência de Fomento, a Secretaria de Pesca e Desenvolvimento Rural, o Amapaterras e o Rurap”.


Diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael
Diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael

Para encerrar, Rafael contou sobre o apoio dos municípios, que reivindicam o atendimento e recebem as caravanas.


“Além disso, os municípios, que são quem nos reivindica, recebem no interior e dão todo o suporte para as caravanas, tendo o Sebrae como esse parceiro facilitador das caravanas. Com isso, aumentamos de 8 mil CAFs no final de 2023 para mais de 20 mil CAFs no final do ano passado, ou seja, em um ano, com um aumento de 150%, alcançando mais da metade dos agricultores que estão no campo. E nossa meta é chegar às 40 mil famílias até o final do ano que vem, chegar a todos os agricultores, alcançá-los e cadastrá-los no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar”, finalizou.

Essas atividades têm por objetivo proporcionar informações e oferecer benefícios aos agricultores dos municípios e comunidades distantes, facilitando o credenciamento desses grupos para o acesso a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e ao fortalecimento da agricultura familiar sustentável. As caravanas de atendimento devem percorrer todos os 16 municípios do estado.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page