Janete Carvalho
Empresa é a primeira a produzir areia de vidro no estado reaproveitando embalagens que seriam descartadas no meio ambiente
A Expofeira do Amapá é uma grande oportunidade de negócios, geração de emprego e renda, além de apresentar inovações e tecnologias. Entre elas está a “Vitrum”, uma startup que vem renovando ciclos. A empresa é a primeira a produzir areia de vidro no estado, reaproveitando milhares de embalagens que seriam descartadas no meio ambiente.
Janaína Silvestre, uma das sócias fundadoras da Vitrum, explica com mais detalhes como ocorre a produção.
“Como nós produzimos uma areia, essa areia pode substituir a areia natural e é utilizada principalmente na construção civil. Ela pode ser usada também na produção de reboco e contrapiso. Ela só não é utilizada em obras estruturais, mas a gente produz principalmente peças para decoração e acabamento, como revestimentos para paginação de paredes, peças maiores para tampos de mesa, bancadas de cozinha, cubas de sobrepor para banheiro e alguns vasos decorativos. Essas peças, menores ou maiores, podem substituir o granito e o mármore na decoração de uma casa.”
Janaina destacou que a Expofeira é muito importante porque o serviço que a Vitrum oferece passa a ser ainda mais conhecido graças ao evento.
“Principalmente porque nós estamos participando do processo de coleta seletiva dentro da Expofeira, junto com mais três empresas: Vitron, Ecológica e Reuse, além da Tratalix e da Biorecicle, em parceria com a SEMA e a Setec. Estamos coletando o material, triando aqui dentro da própria Expofeira, e temos um galpão onde esse processo acontece ao vivo. As pessoas podem ver o vidro sendo triturado e observar no que aquela garrafa, que seria descartada, está se transformando.”
A coleta de materiais recicláveis ocorre através de um serviço por assinatura entre bares, restaurantes e ecopontos, com apoio do Sebrae. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais da Vitrum: @vitrum.ap.
A Expofeira é uma realização do Governo do Estado do Amapá.
Comments