Inaugurado o Centro de Desenvolvimento de Futebol do Amapá com a presença do presidente da CBF
- perolapedrosa7
- 5 de jul.
- 3 min de leitura
Janete Carvalho

Com estrutura moderna e completa, o governador do Amapá, Clécio Luis, o presidente da CBF, Samir Xaud, e o presidente da Federação Amapaense de Futebol, deputado Roberto Góes, inauguraram no sábado (5), o Centro de Desenvolvimento de Futebol do estado.
O espaço é resultado de parceria entre a Confederação Brasileira de Futebol e a Federação Amapaense de Futebol, como legado da Copa do Mundo de 2014, e foi projetado para fortalecer as categorias de base, e incentivar o esporte amapaense.
A cerimônia contou também com a participação de dirigentes esportivos do Amapá, atletas e convidados como o ex-lateral esquerdo Branco e o ex-zagueiro Edmilson, ambos campeões do mundo.
Durante a solenidade de inauguração do Centro, o governador Clécio Luís lembrou que tudo começou quando ele ainda era prefeito de Macapá e trabalhou com a federação para a liberação do terreno na zona oeste da cidade.
“Quando eu era prefeito, fui procurado pelo presidente Roberto Góes e pelo Neto Góes, porque eles precisavam de uma área para habilitar a Federação Amapaense de Futebol junto à CBF e à FIFA para receber recursos do fundo de legados. É um fundo criado para estados que não receberam jogos do mundial de 2014, nem foi subsede da Copa. E aqui no Amapá não teve, e eles precisavam habilitar. Então nós resolvemos toda a questão do terreno, e depois legalizamos esse imóvel. Isso permitiu que a federação habilitasse esse lugar para o fundo dos legados da CBF e da FIFA. E aí começou a obra, feita pela CBF, pela federação. E agora, quando assumiu o presidente Samir, ele chamou todo mundo, vamos terminar, nós demos as mãos mais uma vez, pavimentamos todo o entorno, vamos continuar pavimentando, para gerar um ambiente favorável a esse equipamento aqui, que vai cumprir um papel do futebol mesmo, gerar novos craques, revelar talentos mas também, vai abrigar projetos sociais da zona Oeste, a partir das escolinhas de futebol que já existem, que fazem um trabalho social muito importante de inclusão, e nós vamos trazer uma parte deles para cá para dentro também”.

O presidente da federação de futebol do Amapá deputado Roberto Góes, ressaltou que o Centro era um sonho antigo que agora se torna realidade para o desenvolvimento do futebol e de ações sociais na comunidade.
“Hoje, inauguramos um novo centro de formação onde a gente vai trabalhar em três eixos, o de rendimento, o social e as competições nossas aqui da federação. Então, feliz da vida, pela presença do governador, senador Randolfe, do presidente da CBF, da crônica esportiva, dos clubes, da sociedade, isso é muito importante para a gente e, graças a Deus deu certo, um sonho sonhado com muitas pessoas que hoje se tornou realidade”.
Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, disse que este é mais um centro entregue pela entidade, e destacou que na sua gestão as federações menores e as regiões mais remotas serão vistas com carinho.
“ Nós estávamos com esses Cts parados desde a Copa de 2014 e nós em poucos dias de gestão conseguimos destravar e estamos entregando o que pertence à sociedade e a todo o povo brasileiro, principalmente nos estados que não receberam jogos da Copa de 2014. Como eu venho falando nos meus discursos, as federações pequenas e as regiões mais remotas vão ser vistas com outros olhos, nós vamos fomentar ainda mais o futebol brasileiro em todos os cantos do Brasil”.
O ex-lateral esquerdo Branco, que jogou com o amapaense Aldo no Fluminense e foi campeão do mundo em 94, no título do tetra, deixou uma mensagem para a garotada do Amapá que sonha brilhar no futebol.
“Para todas as crianças do Amapá, a mensagem é de esperança, de acreditarem, nunca desistirem dos seus sonhos, tudo vale a pena. Eu saí de uma cidade muito pequena no inteirior do Rio Grande do Sul, acreditei, sonhei, realizei, porque me determinei, fui disciplinado, respeitei pai e mãe, treinador, professor. Quando é que eu imaginaria que sairia de uma cidade pequena, fronteira com o Uruguai e conquistaria o mundo? Enfim, acredite, um beijo se determinem”.

O Centro de Desenvolvimento do Futebol do Amapá fica no bairro Marabaixo III, na zona este de Macapá, e conta com um campo oficial, arquibancadas, salas de apoio, estacionamento e estrutura para formação esportiva e programas sociais voltados à juventude. O espaço se junta a outros 13 centros em implantação no País.




Comentários