Marcelo Guido
A iniciativa visa estimular a elaboração de pesquisas e permitir o desenvolvimento de habilidades dos estudantes em projetos laboratórios e de campo .A seleção dos bolsistas será feita através do Programa de Iniciação Científica financiadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Admilson Torres, coordenador do Programa de Bolsas do Ieap, falou, em entrevista nos estúdios da RDM, que a cada ano o interesse na iniciação cientifica vem aumentando entre os alunos da rede publica e privada no estado.
“A cada ano vem aumentando aí, né, o conhecimento, o interesse pelo conhecimento científico, né, então estudantes das instituições de ensino superior sempre procuram a gente e uma área de interesse deles para atuar como bolsista de iniciação científica”, contou.
Torres destacou ainda como o Iepa está preparado para atender a demanda de alunos que estejam procurando a iniciação.
“Nós temos vários grupos de pesquisas, vários núcleos de pesquisa, em diversas áreas, arqueologia, geologia, recursos hídricos, botânica, zoologia, plantas medicinais, entre outras. Então, em cada uma dessas áreas, nós temos um grupo de pesquisadores, qualificados, com mestrado, com doutorado. E parte dos projetos que existem dentro da instituição tem financiamento externo, então é muito propício o momento para que os alunos interessados procurem o IEPA para participar e atuar diretamente num projeto de pesquisa”, resumiu.
Atualmente, foram disponibilizadas 10 bolsas no valor de R$ 700 (setecentos reais). As inscrições se encerraram no dia 31 de julho, e o resultado final dos aprovados será divulgado no dia 21 de agosto.
Comentários