Jamile Moreira

O Hospital de Emergências (HE) de Macapá passa a realizar em seu rol de procedimentos a cirurgia de artroscopia, utilizada para diagnosticar e tratar lesões nas articulações, como problemas no menisco, ligamentos e cartilagem.
Anteriormente, o serviço era realizado somente no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), mas a inclusão no atendimento do HE ajuda a diminuir a demanda reprimida de pacientes que aguardavam por anos para realizar a cirurgia e, especialmente, os casos urgentes.
Segundo o diretor do HE, Emanoel Martins, o hospital possui uma grande demanda pela especialidade, principalmente de pacientes vindos das ilhas do Pará, que também são atendidos aqui no estado.
“Temos uma demanda grande de pacientes que dão entrada das ilhas do Pará e de todo o estado porque o HE é porta, antes esse procedimento só era realizado no Hcal, e o HE entrou pra dar uma agilidade nesses procedimentos cirúrgicos. O ano passado, a gente iniciou esses procedimentos no hospital, com mais de 84 procedimentos realizados, e estamos aí seguindo em 2025, realizando esses procedimentos exatamente pra zerar essa fila de espera de pacientes aguardando por cirurgias de joelho”, disse o diretor.
O ortopedista Isnard Júnior relatou que a inclusão da artroscopia no HE também é fruto dos investimentos que o hospital vem recebendo nos últimos dois anos, e que a expectativa é ampliar os procedimentos realizados no centro cirúrgico.
“Essa demanda de cirurgias era uma demanda represada pelo Estado ao longo dos anos, que já tinha mais de 500 pacientes aguardando. Com esse planejamento da Secretaria de Saúde, nós conseguimos montar e estruturar esse serviço no Hospital de Emergência Oswaldo Cruz, que está plenamente funcionando. E este ano, nosso projeto é ampliar ainda mais essas cirurgias e dar mais celeridade a esses pacientes que estão aguardando cirurgia, para dar cada vez mais conforto para o nosso usuário do SUS, resolvendo seus problemas”, explicou o ortopedista.
Comentários