Anita Flexa
Culto ecumênico foi celebrado em Ação de Graças pelo encerramento do curso de formação da PM e BM.
Um culto ecumênico em Ação de Graças pelo encerramento dos cursos de formação dos novos soldados da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi realizado no fim da tarde desta segunda-feira, 01, pelo Governo do Amapá. A celebração, marcada por um clima de gratidão e alegria, contou com a participação da banda de música e do coral, compostos pelos próprios formandos, criou uma atmosfera de harmonia e emoção.
O evento simbolizou a convocação histórica promovida pelo Governo do Amapá, que trouxe à tona 600 novos soldados da PM e 300 do CBM, aprovados no concurso público de 2022. Esta foi a maior turma já formada pelas duas corporações, marcando um feito significativo na história da segurança pública do estado.
Desde dezembro de 2023, os alunos-soldados passaram por um intenso período de treinamentos teóricos, técnicos e operacionais. Ao final de seis meses de dedicação e esforço, 532 soldados da Polícia Militar e 249 do Corpo de Bombeiros completaram suas formações, prontos para reforçar a segurança pública do Amapá.
Os próprios formandos, visivelmente emocionados, compartilharam suas expectativas para o futuro. É o caso do soldado do Corpo de Bombeiros Militar, Vinicius Antônio Martins.
“A gente teve muitas experiências diferentes, coisas que a gente nem imaginava que a gente poderia ser capaz de conquistar. Hoje é a realização de um sonho, primeiramente, entrar, primeiramente, no serviço público, que pra mim já era o que eu almejava”, diz Vinicius Antônio Martins.
O aluno-soldado André Barros da Polícia Militar do Amapá, tal das dificuldades durante o curso, mas expressa a gratidão de fazer parte da corporação.
“É com certeza. Foi um período inicialmente bastante dificultoso. A gente encontrou principalmente para quem nunca teve essa sensação de militarismo. Foi muito difícil. Foi, enfrentamos aí uma etapa rústica inicialmente para tirar esse civilismo e entrar um militarismo na carcaça. E aí. Foi bastante difícil, mas hoje a gente está colhendo aqui os louros desse processo. Respeitamos cada momento, entendemos o processo, o que é necessário, pra hoje nós chegamos aqui e conquistar mais uma vitória nesse nosso trajeto aqui”, afirma SD Barros.
Em entrevista, Clécio Luís, governador do Amapá, destacou que este é um momento para agradecer, principalmente para os novos soldados.
“De muita gratidão e de muita esperança no futuro melhor para cada soldado, homem e mulher, seja do Corpo de Bombeiros, seja da Polícia Militar, que estão vendo as suas vidas se transformarem, ganhar um rumo seguro, com uma profissão muito nobre, como todas são, mas essa é muito especial porque trata de salvar vidas, patrimônio das pessoas, salvaguardar a vida em sociedade, em paz, fazer prevalecer a cultura da paz e não a violência, o enfrentamento também ao crime organizado, então são esses jovens que estão aí dentro, que foram preparados durante todos esses meses e que hoje estão aqui para agradecer a Deus num culto ecumênio, momento que eu falei de muita gratidão, né, para agradecer, para comemorar, mas também para se fortalecer espiritualmente para essa missão, que certamente vai ser para a grande maioria, a mais bela missão”, conclui Clécio Luís.
A celebração encerrou com aplausos e manifestações de apoio dos familiares e amigos presentes, marcando um novo capítulo na segurança pública do Amapá.
Comments