top of page

Hemoap reforça campanha para doação de sangue antes do período de férias escolar


Com o período de férias se aproximando, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) enfrenta o desafio da queda nas doações de sangue, devido às viagens de muitas famílias de doadores para outros estados. Para evitar a escassez no estoque, o Hemoap intensifica a campanha Junho Vermelho, buscando incentivar a doação voluntária.




De acordo com o Hemoap, são necessárias, no mínimo, 100 bolsas de sangue por dia para atender às demandas hospitalares em todo o estado. No entanto, a saída de doadores voluntários durante os meses de janeiro, fevereiro e julho costuma diminuir o número de doações, evidenciando a importância de um engajamento contínuo da comunidade para garantir o suprimento adequado.


A pessoa só é classificada como apta ou não a doação após uma triagem clínica que consiste num questionário sobre a saúde e vida do possível doador.


• É necessário estar em boas condições de saúde;

• Pesar acima de 50 kg;

• Ter idade entre 16 e 69 anos;

• Não ter apresentado sinais ou sintomas gripais nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias;

• Apresentar documento oficial;

• Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. O termo pode ser solicitado via WhatsApp do Hemoap: (96) 98141-0773;


Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

As doações de sangue podem ser realizadas na carreta do Hemoap, localizada em frente ao hemocentro, que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page