Habemus Papam: Robert Prevost é escolhido como novo papa Leão XIV da igreja católica
- Jolinda Ferreira
- 8 de mai.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Robert Francis Prevost é o novo papa da igreja católica. O nome de Prevost foi anunciado nesta quinta-feira, 08, pelo Vaticano, na terceira votação, quando os 133 cardeais isolados no conclave elegeram o novo pontífice, que escolheu usar como nome Leão XIV.
De Chicago, o primeiro papa norte-americano, é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80. Da congregação de Santo Agostinho, Leão XIV é tido como uma ponte entre o pragmatismo administrativo romano e a sensibilidade pastoral latino-americana.
Durante sua primeira aparição como papa, Leão XIV, afirmou que “Para vocês eu sou papa, para convosco sou cristão”, mostrando o desejo de manter a proximidade da igreja com os fiéis, sobretudo na continuidade de temas como a sinodalidade e o cuidado aos mais vulneráveis.
Atualmente, Prevost ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma posição que lhe permitiu conhecer a estrutura da Igreja e participar ativamente na nomeação de bispos ao redor do mundo.
O último papa Leão assumiu ainda no século XIX (1878-1903) e trabalhou para incentivar o entendimento entre a Igreja e o mundo moderno. Afirmando firmemente a doutrina escolástica de que ciência e religião coexistem, chegando a abrir o Arquivo Secreto do Vaticano para pesquisadores para que todos pudessem ver claramente que a Igreja e seus pastores não se opõem à ciência verdadeira e sólida.
Agora, Leão XIV chega ao trono de Pedro com a missão de renovar a confiança dos fiéis e conduzir a Igreja mantendo a unidade e quem sabe a agenda de reformas que estavam sendo promovidas por seu antecessor, Francisco.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments