Governo do Estado reforça combate a endemias com entrega de novos veículos para a SVS
- perolapedrosa7
- 20 de mar.
- 4 min de leitura
Jamile Moreira

Para reforçar o trabalho de combate às endemias no estado, o Governo do Amapá entregou nesta quinta-feira, 20, seis novos veículos à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Os automóveis servirão como suporte às equipes de campo melhorando a infraestrutura e a capacidade logística das equipes de vigilância em saúde.
Durante a cerimônia de entrega dos veículos, o governador do Amapá, Clécio Luís, agradeceu a articulação do deputado federal Dorinaldo Malafaia para a aquisição dos veículos e anunciou mais investimentos para a vigilância em saúde no Amapá.
“Então, nós estamos aqui para fazer uma entrega simbólica, a entrega de viaturas. São seis picapes e três veículos pequenos. Como disse a Margarete, que é uma das técnicas pesquisadoras mais antigas e reconhecidas aqui, não são só carros, não são só veículos. É uma forma de fazer chegar o serviço da SVS. E hoje, nessa entrega simbólica dessas viaturas, que foram adquiridas com recursos do deputado Dorinaldo Malafaia, nós estamos aqui também comunicando também três grandes obras frutos de emendas ou de articulações do deputado Dorinaldo. A primeira é o Lafron, que é um laboratório de fronteira que já está em obras lá no Oiapoque, temos também um centro de vigilância transfronteiriça que vai ser um marco, uma referência para o Brasil, pois não tem nenhum no país desse porte, com essa robustez, que ele [Dorinaldo] também articulou, ajudou a projetar junto com o ministro da saúde e vai ser uma referência para as fronteiras do mundo inteiro. E por último, e tão importante quanto, a reforma do Lacen e a ampliação, vai ser construído mais um bloco do Lacen, e não é só a obra física, é também como a gente vai modernizar. Nós temos equipamentos que foram adquiridos em 2020 e estamos aqui aguardando essas alterações, essas modernizações para poderem ser instalados, o que vai fazer o Lacen dar um salto de qualidade através de equipamentos modernos, de tecnologia, de tudo mais que está à disposição para termos um Lacen que volte a ser uma grande referência brasileira”

O deputado Dorinaldo Malafaia, articulador e responsável pelo recurso para a aquisição dos veículos, reforçou que os investimentos fazem parte de um compromisso assumido por ele ainda quando esteve à frente da SVS, e que reforça o compromisso do mandato e do Governo do Estado com a saúde pública.
“Esse era um compromisso meu, compromisso com a vigilância em saúde, o compromisso do que nós passamos na pandemia, o compromisso do que eu vivenciei pessoalmente e tecnicamente na pandemia, no enfrentamento, na coordenação do enfrentamento à pandemia. E a gente sempre tratou de um tema, que a gente dizia, olha, tem lições da pandemia para aprender. E eu sempre conversei com toda essa turma que trabalhava comigo, que se a gente tivesse a oportunidade de mudar essa realidade e fazer investimento aqui, a gente faria. E é isso que eu estou entregando hoje aqui, junto com o Governador Clécio. É exatamente o nível de articulação onde tem apresentação aqui junto com um Governador de 72 milhões e já aprovados pelo Fundo Nacional de Saúde para construir um grande laboratório de referência no norte do país, na nossa fronteira e aqui na capital. A entrega de uma viatura significa atendimento aos municípios, significa que vai chegar uma equipe da SVS no município de Laranjal, no Oiapoque, para atender aquela comunidade”
Em sua fala, o superintendente da SVS, Cássio Peterka, explicou que com os novos carros será possível dar mais suporte às equipes de campo que não recebiam novos veículos desde 1996.
“É um momento histórico, desde 1996 o Lacen não recebia carros, a Vigilância em Saúde tem uma frota bastante antiga. O último carro que a gente recebeu do Ministério da Saúde é do ano 2018. Então, isso faz com que a gente tenha dificuldades de acessar todos os 16 municípios. A Vigilância em Saúde está presente nos 16 municípios. A gente sabe que as doenças endêmicas, quer sejam elas vetoriais, quer seja o sarampo, quer seja poliomielite, ou qualquer uma dessas doenças, não tem tempo para que a gente chegue. Então, a gente precisa avançar e ter esses equipamentos para que as nossas equipes atuem mais agilmente lá no território, que é onde as doenças podem chegar”.
Funcionária do Lacen há 30 anos, a servidora Margarete Gomes falou que os veículos vão proporcionar mais eficiência no enfrentamento das doenças endêmicas.
“A gente se sente muito feliz de ver esse trabalho que o Lacen junto com a SVS desenvolve, que leva saúde à população. E esse trabalho de prevenção, que é muito feito de uma forma muito intensa pela SVS e que leva à proteção da saúde das pessoas. E o que significa um veículo para nós? Significa a oportunidade de irmos aos interiores, aos municípios, porque a SVS é a coordenadora do Estado das ações de vigilância, e ela coordena os 16 municípios. Então isso aqui oportuniza a gente levar o trabalho da SVS, o trabalho do Lacen, aos 16 municípios. E trazer mais saúde para a população. É [uma entrega] muito relevante e muito importante. Para outras secretarias eu não sei o que significa um veículo, mas para a nossa secretaria significa oportunidade de realizar o nosso trabalho”.

Com a entrega a Superintendência de Vigilância em Saúde reafirma sua determinação em combater a malária e outras doenças tropicais, proporcionando mais qualidade de vida para a população amapaense.
Comments