Marcelo Guido, Jornalismo Difusora
Juliane Pimentel, gerente do Núcleo de Educação e Qualificação Profissional da Sete, em enttrevista na RDM
O mercado de trabalho amapaense terá à disposição, 430 novos profissionais capacitados nas turmas da 1ª e 2ª etapas do projeto "Qualifica Amapá", do Governo do Estado. A ação faz parte Plano de Governo da gestão que inclui a preparação de mão de obra e geração de emprego e renda.
A iniciativa, que integra o programa Emprega Amapá, tem como objetivo oferecer cursos de qualificação profissional para facilitar o acesso e a permanência dos trabalhadores no mercado de trabalho.
Para falar sobre o assunto, a Radio Difusora de Macapá recebeu em seus estúdio Juliane Pimentel, gerente do Núcleo de Educação e Qualificação Profissional da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo do Amapá , ela afirma que os formandos estão aptos para entrar no mercado de trabalho e a empreender.
“Estão totalmente aptas. Foi um mês de qualificação com muita intensidade onde a gente realizou ali com eles, além do conteúdo dos cursos que eles escolheram que eles receberam, eles também receberam uma preparação de introdução ao empreendedorismo, de como suportar numa entrevista de emprego, de como receber ali, ter a proatividade e protagonismo para ingressar nessas vagas. Então foi uma preparação total mesmo, eles estão de forma efetiva, garantindo a empregabilidade para esses alunos que estão formando agora. Então estão totalmente preparados para ingressar no mercado e também passarem a empreender”, contou.
A gerente falou ainda sobre o compromisso da secretaria no combate ao desemprego no estado.
“A gente está realmente ali empenhado em garantir para eles a qualificação profissional e também fazer esse direcionamento de forma efetiva. Quando a gente recebeu a orientação direta do Governador Cláudio Luiz para fazer esse trabalho mesmo de preparação dos nossos trabalhadores e através da gestão do secretário Ezequias Corta e do secretário Adjunto Pedro Filé, nós focamos na qualificação profissional porque não adianta você ter a vaga de emprego se você não tem pessoas qualificadas para estarem ocupando essas vagas. A partir disso, a gente fez o lançamento do Qualifica Amapá para garantir justamente essa preparação desses trabalhadores e dessa forma a secretaria tem trabalhado aí realmente de forma muito intensa para que tenhamos. Trabalhadores preparados, qualificados para estarem ingressando e também estamos focando muito no empreendedorismo para garantir uma nova possibilidade para esses trabalhadores também. Sabe que o mercado de trabalho não vai realmente aglutinar todo mundo, então o empreendedorismo também é outra vertente que nós estamos muito focados para garantir possibilidade de fonte de renda para todos os trabalhadores”, finalizou.
A primeira etapa do Qualifica Amapá foi realizada em Macapá, de 27 de maio a 21 de junho, e contemplou 170 alunos em 10 cursos de qualificação profissional: alongamento de cílios, operador de computador, montador de móveis, social media, design de sobrancelhas, design gráfico, manutenção de celular, cozinha regional, barbeiro e recepcionista.
As aulas foram realizadas na Casa do Trabalhador, Sebrae, Casa do Artesão e na Escola Estadual Tiradentes. Além do conteúdo do curso, os alunos receberam aulas de orientação sobre o mercado de trabalho, protagonismo e incentivo ao empreendedorismo.
Já a segunda etapa, também na capital, ocorreu de 8 a 31 de junho, com 13 cursos de qualificação profissional: instalação hidráulica, mecanização agrícola, assistente de recursos humanos, panificação e confeitaria, eletricista de instalação predial, manutenção de aparelho celular, cabeleireiro, primeiros socorros, operador de caixa, programador de sistemas, atendente de farmácia, operador de empilhadeira e alongamento de unhas. A aulas foram ministradas no Colégio Amapaense, atendendo 240 alunos com teoria e prática.
Qualifica Amapá
Lançado em maio desde ano, o “Qualifica Amapá” tem como objetivo estimular o acesso e a permanência de profissionais no mercado de trabalho. A ação integra o Plano de Governo da gestão, que busca fortalecer a geração de emprego e renda.
A expectativa é atender 1,5 mil pessoas, entre trabalhadores formais, autônomos, informais e potenciais empreendedores nos habitacionais da capital, além de estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Em 2024, a iniciativa está atendendo os municípios de Mazagão, Santana, Oiapoque, Ferreira Gomes e Macapá, incluindo os distritos da Pedreira e Pacuí.
Comments