Governo do Amapá leva programa “Carreta Delas” à Zona Sul de Macapá com atendimentos gratuitos de saúde
- perolapedrosa7
- há 58 minutos
- 3 min de leitura
Jamile Moreira

O Governo do Amapá realiza mais uma etapa do programa de saúde itinerante “Carreta Delas”, desta vez na Zona Sul de Macapá. A ação acontece no estacionamento do Estádio Zerão, no bairro Jardim Marco Zero, até o dia 25 de janeiro, oferecendo atendimentos gratuitos voltados à saúde básica e especializada.
A iniciativa tem como foco principal a saúde da mulher, mas contempla todos os públicos, garantindo consultas médicas, exames, orientações em saúde e ações educativas, facilitando o acesso da população aos serviços essenciais.
O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Instituto Brasileiro de Assistência à Saúde (Ibras), de acordo com o coordenador Marcos Danilo, a ação tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde e fortalecer as políticas públicas de atenção integral.

“É um projeto de saúde itinerante que tem o objetivo de levar especialidades médicas, exames básicos e de média e alta complexidade à população que mais precisa. Ao todo são 11 especialidades médicas, temos exames laboratoriais e exames de imagem, como por exemplo, ultrassom, eletrocardiograma, ecocardiograma, colposcopia, mamografia, realizamos também biópsia de colo uterino, caso necessário, fazemos também exames de alta complexidade dentro da área da oftalmologia, como mapeamento de retina, ceratoscopia, tonometria, biomicroscopia, fazemos diversos exames laboratoriais, a maioria das especialidades está disponível todos os dias, durante os 10 dias da ação, e para acessar o serviço a gente tem os contatos de agendamento, né, pra que a pessoa na comodidade de casa consiga garantir o atendimento, porém a gente também atende livre demanda”, explicou.
A Carreta Delas funciona como uma extensão da rede pública de saúde, levando atendimentos a pessoas que enfrentam dificuldades de acesso aos serviços tradicionais. O coordenador também explicou que os atendimentos são em livre demanda e sem burocracia, bastando o usuário procurar o atendimento.

“Venham ao Projeto Carreta Delas, você que nunca realizou um check-up, você que está com o seu pedido pendente, você que deseja cuidar da sua saúde, venha aqui, faça uma visita. o atendimento é rápido, sem burocracia, basta trazer documento de identificação com foto, comprovante de residência e cartão SUS, e ser feliz aqui, aproveitar, cuidar da saúde, e nós estamos aqui esperando, ansiosos por você”, concluiu o coordenador.
A dona Ozeni Monteiro, é moradora do bairro Chefe Clodoaldo, ela aprovou a iniciativa e aproveitou a oportunidade para realizar consultas e exames que ela já aguardava há algum tempo.

“Eu vim fazer uma mamografia que eu já estava esperando há alguns meses e quando surgiu essa oportunidade eu não poderia perder. E foi muito bom. Eu já fiz também o PCCU e já me consultei também para comprar um novo óculos”, disse a usuária.
Ao todo, o programa já ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos, com ações realizadas nos municípios de Mazagão, Santana e Porto Grande, consolidando-se como uma importante estratégia de saúde itinerante no estado.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários