Marcelo Guido
Reunião com indústrias de mineração e empresas do Vale do Jari e da Vila de Munguba
O Governo do Amapá reuniu com indústrias de mineração e empresas instaladas no Vale do Jari e na Vila de Munguba, no município de Almeirim, no Norte do Pará, com o objetivo de levantar soluções para implantação de uma cadeia produtiva de beneficiamento dos subprodutos da extração de caulim.
A iniciativa visa estimular o desenvolvimento econômico local com preservação ambiental. A ideia é criar um Protocolo de Intenção entre o Governo do Amapá e a prefeitura de Vitória do Jari, para que os entes públicos possam oferecer condições às empresas interessadas em se instalar na região.
O processamento do caulim resulta em materiais que podem contribuir com o desenvolvimento sustentável no estado.
A perspectiva é que até o primeiro semestre de 2026 o Amapá tenha até cinco projetos de beneficiamento instalados no Vale, que abrange os municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari.
O material é concentrado nessa região, devido à produção em larga escala por uma empresa de mineração focada exclusivamente no mineral de caulim, particularmente em caulim fino e ultrafino.
Caulim
Consiste em um dos seis minerais mais importantes e abundantes na costa terrestre, presente na maioria dos solos e sedimentos do planeta, em especial nos locais tropicais. No Brasil, ele é encontrado principalmente na região norte, nos estados do Pará, Amazonas e Amapá, além de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
Comentários