Marcelo Guido
O CAR reúne informações ambientais das propriedades
O Governo do Estado iniciou, na segunda-feira, 2, uma ação integrada de regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nos municípios de Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Itaubal. O serviço, coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), leva o atendimento diretamente aos agricultores até sexta-feira, 6.
O CAR é um documento eletrônico que reúne informações ambientais das propriedades, sendo o primeiro passo para a obtenção de qualquer licença para uso ou exploração dos recursos naturais das áreas rurais.
Durante o mutirão, os produtores também estão tendo acesso ao projeto Floresta+ Amazônia, que lançou uma chamada pública de pagamento por serviços ambientais destinada a agricultores familiares.
O Floresta+ Amazônia é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo Verde para o Clima, além de uma parceria com o Governo do Amapá e suporte das prefeituras locais.
O projeto recompensa quem mantém a floresta em pé com pagamentos que variam de R$ 1,5 mil a R$ 28 mil por ano, pagos diretamente para proprietários de imóveis rurais com até 4 módulos fiscais que ajudam a conservar o meio ambiente.
Ao levar esses atendimentos para as comunidades, o Governo do Amapá incentiva e possibilita acesso a projetos que viabilizam o uso sustentável dos recursos naturais, uma vez que os proprietários rurais que possuem áreas degradadas ou desmatadas podem receber incentivos financeiros para implementar ações de restauração e conservação da vegetação nativa em suas propriedades.
Kommentare