Jolinda Martel

O Governo do Amapá está promovendo um curso de qualificação para os 482 novos profissionais da educação nomeados pelo governador Clécio Luís em dezembro, para reforçar o ensino nas escolas da rede estadual.
A capacitação começou com uma aula magna nesta segunda-feira, 13, no auditório da Justiça Federal, em Macapá. O momento buscou familiarizar os novos servidores públicos com as diretrizes e objetivos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o funcionamento da rede estadual de ensino. A Secretária de Educação Sandra Casemiro falou da qualidade dos colegas que estão adentrando essa formação de servidores empossados.
“Exatamente, 482 novos servidores empossados dessa terceira turma. Nós iniciamos hoje o curso de qualificação, que é a cada turma que nós damos posse, nós fazemos esse curso, é um curso altamente importante porque irá direcionar todo o fazer pedagógico desses colegas que irão assumir a partir do início do ano letivo. Aqui a gente trabalha legislação, inclusão, educação dos jovens e adultos, enfim, vários temas que são importantes para fazer deles em conformidade com a área de atuação. Hoje a gente faz abertura oficial aqui, então a partir de amanhã a gente está lá na Escola de Tiradentes, um de dois turnos, a gente inicia amanhã e termina no dia 28, agora do mês de janeiro, então alguns cursos com 80 horas, outros cursos com um pouco menor, mais nós trabalhamos a questão do planejamento, da rotina, pedagógico. Enfim, temas importantes que irão direcionar o Fazer deles, em especial nesse ano. A gente também vai trabalhar as metas e as ações para o ano-retiro de 2025 da rede estadual”.
Participam do evento todos os 207 professores, 121 pedagogos e 154 cuidadores empossados. Os profissionais vão atuar em todos os 16 municípios, já reforçando o ensino na volta às aulas de 2025.
Jhonatan Barros Maciel, empossado da escola quilombola do Abacate da Pedreira, disse que estar bastante ansioso para começar o ano letivo e colocar em prática tudo que planejou e estudou.
“A gente está ansioso para contribuir com a educação do Estado, estar participando desse processo, que a educação é uma construção. Costumo falar que a educação tem o poder de transformar, e é esse sentimento que o novo servidor está à disposição para transformar a história, transformar as comunidades, transformar a educação hoje no Estado. E alavancar mais nossos índices educacionais aqui no estado".
O curso de formação acontece em parceria com a Escola de Saberes Públicos do Estado do Amapá (EAP). Os profissionais participantes foram nomeados em dezembro, para reforçar o ensino dos municípios do Estado.
Comments