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Governo do Amapá prevê a comercialização de 150 toneladas de pescado durante a Semana Santa

  • svioalmd4
  • 1 de abr.
  • 2 min de leitura

Jolinda Martel

PESCA

O Governo do Amapá prepara mais uma edição do programa Peixe Popular na Semana Santa, visando oferecer peixe de qualidade a preços acessíveis à população
O Governo do Amapá prepara mais uma edição do programa Peixe Popular na Semana Santa, visando oferecer peixe de qualidade a preços acessíveis à população

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), se prepara para mais uma edição do programa Peixe Popular durante a Semana Santa, com o objetivo de oferecer peixe de qualidade a preços acessíveis para a população.


O secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Paulo Nogueira, detalhou o andamento das negociações com as prefeituras e as metas para 2025. Ele afirmou que a expectativa é comercializar mais de 150 toneladas de pescado este ano, superando as 130 toneladas vendidas em 2024.


"Com certeza, a gente está avançando muito, conversando com os prefeitos, definindo os pontos de venda de pescado na Semana Santa. Está tendo muita adesão dos prefeitos. Eu acredito que até segunda-feira a gente vai implementar mais de 50% dos prefeitos que têm aderido ao programa. A gente precisa dar apoio a esses pontos de venda, com insumos, com cuba, gelo, e tudo o que a gente já dá de apoio para as prefeituras, com o objetivo de melhorar e ampliar a oferta do pescado na Semana Santa".

Em 2025, o programa Peixe Popular tem como meta comercializar mais de 150 toneladas de pescado, gerando um impacto de até 3 milhões de reais na economia local. O secretário ressaltou que, em 2024, foram comercializadas 130 toneladas, e a previsão é de que esse número seja superado neste ano. O objetivo não é apenas abastecer a demanda durante a Semana Santa, mas também manter o programa ao longo do ano, com pelo menos quatro ações que visem garantir o acesso da população a pescado de qualidade e a preços acessíveis.


A adesão dos municípios está avançando, com a expectativa de que pelo menos oito das 16 prefeituras se juntem ao programa. O secretário Paulo Nogueira reforçou a necessidade da parceria entre o governo e os prefeitos para garantir que o pescado chegue ao consumidor final com preços abaixo da tabela tradicional, beneficiando diretamente as famílias amapaenses.

Texto: Edy Wilson



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