Jolinda Martel
Com o início do período chuvoso, a umidade do ar e o aumento do calor permitem a proliferação de vírus e bactérias que podem causar doenças, principalmente de trato respiratório. Por isso, o Governo do Amapá alerta sobre sintomas que afetam principalmente crianças, mas que podem ser evitadas com algumas recomendações.
O médico pediatra do Pronto Atendimento Infantil (PAI), Cleison Ribeiro, ressalta que os pais devem redobrar a atenção durante esse período e ficar atentos aos primeiros sinais do surgimento das síndromes respiratórias.
O pediatra também reforça que, quando a criança não apresentar melhora, mesmo com todos os cuidados adotados, é preciso buscar o atendimento especializado para evitar complicações que possam levar a pneumonia e bronquiolites, por exemplo.
Algumas recomendações e orientações gerais para resguardar a saúde respiratória são: Lavar bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar; beber bastante água Ao espirrar, lavar as mãos.
O Pronto Atendimento Infantil (PAI) é direcionado para urgências e emergências, quando a criança precisa de acompanhamento imediato ou há risco de morte, respectivamente. O atendimento é realizado conforme a classificação de risco, respeitando os casos de prioridade, independentemente da ordem de chegada.
Comments