Anita Flexa
Mais de 2 mil estudantes participam de diversas modalidades
O Governo do Amapá deu início à fase estadual e final dos Jogos Escolares Amapaenses ( JEA’s) 2024. A cerimônia de abertura aconteceu no Ginásio Poliesportivo Avertino Ramos, nesta terça-feira, 06, no centro de Macapá, marcando o começo de uma competição que vai até o dia 8 de agosto. O segundo semestre das competições são para as modalidades de Atletismo, Badminton, Tênis de Mesa, Judô, Wrestling, Xadrez, Triatlo, Vôlei de Praia e Tiro com Arco.
A fase final dos Jogos Escolares Amapaenses reunirá um total de 2.251 estudantes. Dentre eles, 852 são oriundos de municípios fora da Região Metropolitana, que inclui Macapá, Santana e Mazagão, onde participarão 1.399 alunos. As competições serão realizadas em duas categorias por faixa etária: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, tanto no masculino quanto no feminino.
As competições estaduais iniciaram, no dia 05 e vão até dia 10 de agosto, com as modalidades coletivas de Basquetebol, Voleibol, Handebol, Futsal. Já as individuais começam nos dias 08, 09 e 10 de agosto, Tênis de Mesa e Vôlei de Praia, nos dias 09 e 10 de agosto serão Xadrez, Wrestling, Judô e Atletismo, já no dia 10 de agosto acontecerá Tiro ao Arco, Triatlo e Badminton. Para o Kauby Amorin, que veio de Clevelândia do Norte em Oiapoque, essa é a chance de ele representar a escola Duque de Caxias através do vôlei.
“Surgiu pelo colega que eu conheci lá em Oiapoque, onde eu moro. Aí eu fui morar na casa dele. Ele me levou para uma pelada, daí eu comecei a gostar. Aí fui estudar num duque. Me chamaram para participar do vôlei. Para vir para cá no passado. É a segunda vez que eu venho. Fico feliz por ter conhecido o esporte. Mudou muito a minha vida. Tipo de vários caminhos que eu devia agora estar fazendo. Muitas coisas erradas. E eu agradeço por ter conhecido isso.”
Os Jogos Escolares Amapaenses têm como objetivo definir os campeões estaduais e selecionar os representantes do Amapá para os Jogos Escolares Brasileiros e os Jogos Escolares da Juventude deste ano. O governador Clécio Luís afirma que este é um momento histórico para a juventude amapaense.
“O Jogos promove integração entre os alunos, desenvolve talentos esportivos também, evita o sedentarismo, desperta talentos. Muitas, muitas, muitas vantagens. Para a comunidade escolar. Não só para aqueles que participam, porque tem quem participe ativamente, seja modalidade individual, seja modalidade coletiva, e tem os que vem participar torcendo, vibrando, acompanhando, promovem muita socialização, muita integração, muita inclusão social atrás do esporte e da educação.”
A etapa estadual é organizada pelas Secretarias de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e de Educação (Seed), em parceria com a Federação Amapaense do Desporto Escolar (Fade).
A secretária de Estado de Educação, Sandra Casimiro, destacou a importância da competição para o desenvolvimento esportivo e educacional dos jovens.
“Exatamente, e os nossos alunos estão vivendo esse momento olímpico, esse espírito olímpico, né? E eu destaco também a revelação de talentos que nós tivemos, que participaram dos jogos nacionais, trouxeram medalhas para o Amapá, para o Brasil também, né? E uma coisa importante, o governo do Estado patrocinando, financiando quase 400 mil reais em transporte, alimentação, acomodação para que os alunos possam vir”, afirmou a secretária.
O vice-presidente da Federação Amapaense do Desporto Escolar, Olivaldo Nunes, também expressou seu otimismo em relação ao evento.
“Essa parceria tem fortalecido bastante o governo do Estado com a Federação do Desporto Escolar através também da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, que tem fomentado muito o esporte. É oportunizado a esses jovens participarem de grandes eventos nacionais e internacionais. Tivemos agora com duas equipes, uma de basquete e uma de futsal na China. Temos atletas classificados agora para Barém, tudo através do desporto escolar. Então essa parceria vem cada vez mais fortalecer o esporte escolar e logicamente todo o esporte dentro do Estado”, finalizou Olivaldo.
A competição promete ser um marco para o esporte amapaense, proporcionando aos jovens atletas uma plataforma para brilhar e representar o estado em eventos de maior destaque. Os campeões receberão medalhas e irão representar o Amapá nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’’s) em Recife, Pernambuco e nos Jogos da Juventude, em João Pessoa – Paraíba.
Comments